Palavra da Semana #94: Será que agimos como animais racionais?

Padroeiro dos animais, Francisco de Assis sofreu pela violência do mundo, criada pelos animais racionais e que persiste até hoje

 06/10/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 11/10/2023 as 17:49
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #94: Será que agimos como animais racionais?
/
Logo da Rádio USP

Palavra da Semana é um dos termos que são pesquisados e compartilhados na web. E a palavra desta semana é animal, que está em evidência por conta da comemoração do dia dos animais, 4 de outubro, também dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.

A palavra animal deriva do latim animales, que significa ser vivo ou ser que respira. Animais são seres vivos que nascem, crescem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem. Na história evolutiva do planeta, acredita-se que os animais surgiram há cerca de 710 milhões de anos e também que o primeiro animal domesticado foi o cachorro (a partir dos lobos) há mais ou menos 30 mil anos, no período paleolítico.

Animal também pode designar uma pessoa insensível, desumana, estúpida, cruel, grosseira, ignorante. Também uma pessoa que se entrega aos prazeres, ao sexo, à lascividade. E o ser humano é um animal racional, com capacidade de conhecer as coisas, o bem e o mal, pelo uso da razão. E é o uso da razão que o distingue para se tornar um animal social e político.

Mas a pergunta lançada neste podcast questiona a racionalidade humana quando comparada à de Francisco de Assis, o padroeiro dos animais, nomeado Irmão da Pobreza por se condoer pela dor, violência, preconceito, racismo.

Quer saber mais sobre a palavra animal? Ouça o podcast Palavra da Semana na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.