Mosaicos Culturais #02: Clássico de Renato Russo mostra o andamento da vida

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir um rock nostálgico que estava nos fones de ouvido de Sabrina Santana de Jesus, estudante de Artes Cênicas da USP

Por
 Publicado: 17/04/2024     Atualizado: 23/04/2024 as 16:25
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #02: Clássico de Renato Russo mostra o andamento da vida
/

Tempo Perdido é uma composição de Renato Russo (1960-1996) – ícone da música brasileira. Foi editada em 1986, como primeiro single do álbum Dois da banda Legião Urbana. Essa foi a música que Sabrina Santana de Jesus, estudante de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP, estava ouvindo quando respondeu à enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Sabrina destaca como a letra captura a essência das experiências vividas e daquelas que ainda estão por vir.

Capa do álbum Dois, de 1986 (EMI)
Capa do álbum Dois, de 1986, EMI 
Foto: Reprodução

Tempo Perdido é a canção mais executada da banda, conforme relatório do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), e sinaliza seu impacto atemporal. O verso final, Somos tão jovens, deu título ao filme biográfico de Renato Russo, lançado em 2013.

Renato Russo: Além da Legião Urbana

Poucos sabem que a trajetória de Renato Russo inclui a de radialista. Na década de 1980, Renato Russo trabalhou como repórter em um programa de rádio que defendia os direitos dos consumidores e ainda fez apresentação de um programa de rádio sobre os Beatles em uma FM de Brasília.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem transmitido nos dias 16 e 17 de abril de 2024. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.