Momento Tecnologia #21: Chuvas de verão

Para monitorar e prever quando as tempestades de verão irão ocorrer, pesquisadores e docentes da USP desenvolveram radares meteorológicos, projetos de monitoramento através de redes sociais e uma disciplina de pós-graduação para estimular alunos de diferentes cursos a propor intervenções locais

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=302037

Momento Tecnologia #21: Chuvas de verão
Momento Tecnologia - USP

 
 
00:00 / 9:55
 
1X
 

Nosso verão começa no dia 21 de dezembro e termina no dia 20 de março. Ele traz sol, praia e um problema recorrente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil: inundações, enchentes e deslizamentos de encostas. Saber quando as chuvas irão ocorrer e formas sustentáveis de adaptar as cidades impulsionaram projetos e pesquisas de muitos docentes da USP, que buscam formas inovadoras de monitoramento e previsão. 

O CiAdapta, iniciativa coordenada por Gabriela di Giulio, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, estuda como as mudanças climáticas impactam a vida das grandes cidades. Já o Professor Carlos Augusto Morales Rodriguez, do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG – Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, desenvolveu o projeto ClimaOnline, que faz o monitoramento de chuvas em diferentes pontos do Estado de São Paulo.

O monitoramento de chuvas por parte de pesquisadores da USP está ficando cada vez mais amplo com a utilização de novas ferramentas, como, por exemplo, as mídias sociais. Uma pesquisa desenvolvida pela Escola de Engenharia de São Carlos, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP e da Universidade de Warwick utilizou menções do Twitter sobre as chuvas para estudar o impacto das percepções sociais na prevenção de enchentes. 

Para aproximar a Universidade da busca por novas soluções aos danos causados pelas chuvas de verão, os professores Renato Anelli e Jeferson Cristiano Tavares desenvolveram uma disciplina de pós-graduação para elaborar um plano de intervenção nas três nascentes do Córrego Mineirinho, na cidade de São Carlos. 

Ouça o podcast na íntegra acima com a repórter Gabrielle Abreu. 

 

Ficha técnica

Reportagem e apresentação: Laura Alegre

Edição de Áudio e Sonorização: Guilherme Fiorentini

Edição Geral: Cinderela Caldeira


Momento Tecnologia
Edição de roteiro: Denis Pacheco
Edição de som:  Guilherme Fiori
Edição geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h05

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, segundas-feiras, às 8h05 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast
Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.