Momento Odontologia #40: Cáries em adultos

Não são só as crianças que devem se preocupar com cáries. As consequências da doença em adultos podem ser ainda mais graves, tendo como causas a má escovação e a alimentação com excesso de açúcares. Este episódio explica como se previnir da ação das bactérias

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=286176

Momento Odontologia #40: Cáries em adultos
Momento Odontologia - USP

 
 
00:00 / 4:01
 
1X
 

Este episódio do podcast Momento Odontologia explica como são formadas as cáries em adultos. Quem dá os detalhes é Fernando Neves Nogueira, da Disciplina de Bioquímica Oral do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da Faculdade de Odontologia (FO) da USP.

A cárie é uma doença causada pela presença de bactérias específicas e a ingestão de açúcar. Esses microorganismos usam o açúcar para produzir um ácido capaz de dissolver os dentes, provocando a desmineralização.

O primeiro tecido que sofre danos é o esmalte. Este processo leva meses e o paciente não chega a sentir dor até que a desmineralização chegue na dentina, que é quando a dissolução e destruição dos dentes é muito mais rápida.

Pacientes adultos precisam redobrar a atenção, porque o risco de novas lesões de cárie ocorrerem na margem de restaurações já existentes é muito alta. Para evitar esses problemas, é importante fazer uma boa escovação dos dentes aliada ao uso do fio dental, diminuir a ingestão de açúcar e fazer acompanhamentos com um dentista com frequência de no mínimo seis meses.

Ficha Técnica

Edição sonora: Gabriel Soares
Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast Momento Odontologia. Estamos também no Spotify, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.
E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming).

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.