Minuto Saúde Mental #73: Como funciona a atenção?

Atenção é uma ferramenta de fundamental importância para a compreensão do mundo e realização de tarefas

 22/06/2023 - Publicado há 11 meses
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #73: Como funciona a atenção?
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre o que é atenção e suas diferentes formas. Segundo ele, a atenção é uma das ferramentas usadas para captar dados do mundo através dos sentidos. “É um processo cognitivo, como chamamos, que escolhe pontos de interesse na paisagem do nosso ambiente, como se eu estivesse diante de um quadro gigante e fosse escolhendo pequenos detalhes para ver melhor, para ‘prestar atenção’.”

Sousa ressalta a existência de diferentes tipos de atenção, como a sustentada, que permite gastar um bom tempo apenas em uma mesma tarefa, também chamada de concentração. Já a atenção seletiva, argumenta o professor, é aquela que ajuda a isolar apenas um elemento no meio de vários outros e que acontece, “por exemplo, quando estou tentando achar um rosto específico em uma multidão”.

Além disso, o especialista destaca que a dificuldade de memória muitas vezes pode ser confundida com problemas de atenção. “Como a atenção é a porta de entrada para o que vai ser armazenado e lembrado depois, não há lembrança se não houver um bom registro”, explica Sousa. 

O professor define a atenção como uma ferramenta de fundamental importância para a compreensão do mundo e a realização de tarefas. “Quando existe algo que atrapalha o funcionamento dessa ferramenta, que é o que acontece no transtorno de déficit de atenção, por exemplo, temos que ficar atentos e tomar as medidas necessárias para tratar do problema da melhor forma possível”, finaliza. 


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.