O Bachfest – o Festival Bach, tradicional evento dedicado à música de Bach, promovido anualmente em Leipzig, na Alemanha – começou a ser realizado em 1904, sob a direção da Neue Bachgesellschaft, a Nova Sociedade Bach, fundada quatro anos antes. Ao longo das décadas, o evento, que não era anual, passou por vicissitudes e desafios. Nos anos 30, por exemplo, o regime nazista na Alemanha quis utilizar o festival para divulgar sua ideologia, tanto que em 1935 o evento se chamou Reichs-Bachfest. Na época da ditadura nazista (1933-1945), a ideologia determinou até mesmo o programa do evento e a propaganda nazista mostrou Bach como um herói nacional da Alemanha.
Iniciada no dia 8 de junho, a edição deste ano do Bachfest terminou neste domingo passado, dia 18. Nos 11 dias do festival, foram realizados mais de 150 eventos, entre concertos, conferências e exposições. Três das composições de Bach ouvidas no Bachfest nos últimos dias do festival são apresentadas nesta edição do podcast Manhã com Bach: a Sonata para Violino em Mi Menor (BWV 1023), o Concerto para Violino em Lá Menor (BWV 1041) e a cantata Es ist nichts Gesundes an meinem Leibe, “Não há nada saudável no meu corpo” (BWV 25).
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 17 e 18 de junho de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.