Diversidade em Ciência #117: atenção primária à saúde da população negra

A médica sanitarista Dulce Senna diz que o atravessamento do racismo prejudica o  atendimento de qualidade na saúde da população negra

 09/10/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 11/10/2023 as 9:26
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência #117: atenção primária à saúde da população negra
/

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista a médica sanitarista e psicanalista Dulce Maria Senna, que fala sobre a vulnerabilidade e falta de equidade em saúde, tendo como recorte a população negra.

Dulce Senna tem doutorado em Medicina Preventiva, pela Faculdade de Medicina da USP, onde defendeu a tese As mil faces de Ananké: o sofrimento feminino e a prática de saúde.

Ela atua como médica sanitarista e psicanalista no Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa, da Faculdade de Medicina da USP, onde foi coordenadora entre 2001 e 2003 e 2007 e 2013.

Dulce Senna coordena o estágio do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade e da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Primária, ambos da FMUSP.

Ela também realiza pesquisas e intervenções relacionadas aos temas SUS, Atenção Primária à Saúde, saúde mental, saúde da mulher e raça e racismo.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.