Brasil Latino: Valéria Piccoli e arte latino-americana

Curadora do Minneapolis Institut of Arts (MIA) mostra a influência dos artistas do continente nos Estados Unidos

17/10/2023 - Publicado há 9 meses
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Valéria Piccoli e arte latino-americana
/

Depois de passar pelas equipes de curadoria da Fundação Bienal de São Paulo e da Pinacoteca do Estado, a arquiteta Valéria Piccoli foi para Minneapolis, onde assumiu no final de 2022 a responsabilidade pela criação da área de arte latino-americana do Minneapolis Institut of Arts (MIA), um dos mais prestigiados museus enciclopédicos dos Estados Unidos.

Formada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado e doutorado, Valéria tem agora a missão de trazer obras para o MIA que reflitam as principais influências de artistas latino-americanos nas artes plásticas. Um dos seus objetivos é desfazer a ideia, muito comum entre o público norte-americano, que a arte da América Latina tem seu ponto de apoio apenas na história pré-colombiana.

Na condição de curadora, ela também tem a responsabilidade de buscar apoios para garantir a sustentabilidade do museu, trabalho que no Brasil é delegado a outras funções. Outra característica que marca uma diferença entre os museus públicos norte-americanos e brasileiros é a possibilidade de levantar recursos através da disponibilização e venda de obras do acervo, o que quebra de certa forma a ideia de acervos permanentes.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.