Vice-Reitoria promove encontro com gestoras das universidades públicas

Este foi o segundo encontro do grupo este ano; pró-reitores da USP também foram convidados para participar das discussões

15/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/08/2022 as 17:38
O evento reuniu as vice-reitoras da USP, Unesp, Unicamp e Unifesp – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foi realizado, no dia 15 de agosto, um encontro que reuniu mulheres que atualmente ocupam cargos de direção na gestão das universidades públicas paulistas.

O evento foi promovido pela Vice-Reitoria da Universidade, no prédio da Reitoria, e teve a participação da vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; da vice-reitora da Unicamp, Maria Luiza Moretti; da vice-reitora da Unifesp, Raiane Patrícia Severino Assumpção; da vice-reitora da Unesp, Maysa Furlan; da coordenadora do Centro de Estudos SoU_Ciência e ex-reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili; e da diretora-executiva de Direitos Humanos da Unicamp, Silvia Maria Santiago.

Este foi o segundo encontro do grupo – a primeira edição foi realizada em março deste ano – e, desta vez, os pró-reitores da USP também foram convidados para participar das discussões.

Maria Arminda deu início à reunião destacando a oportunidade de os presentes poderem desenvolver projetos em comum relacionados às atividades-fim das instituições. “Nosso objetivo é pensar questões que possam agregar, projetos em comum que sejam adensados nas universidades”, afirmou a vice-reitora da USP.

Uma das propostas discutidas foi a criação de um painel permanente para trocar informações relativas a políticas de inclusão, de enfrentamento de emergências sanitárias e de gestão universitária. Outro tema que mereceu destaque foi o da saúde mental, sobre o qual deverá ser realizado um fórum com representantes de todas as universidades até o final deste ano. A representatividade feminina na carreira docente e a importância da comunicação nas universidades também foram questões discutidas entre os participantes do encontro.