USP sedia encontro anual de rede internacional de universidades parceiras

Reunião da University Global Partnership Network (UGPN) sediada pela Universidade é a primeira presencial desde 2019. Discussões abordaram as universidades como instituições-âncora

30/05/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 31/05/2023 as 18:18
(A partir da esquerda) Bailan Li, da North Carolina State University; Amelia Hadfield, da University of Surrey; Edmilson Dias de Freitas e Sergio Persival Baroncini Proença, da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Entre os dias 29 e 31 de maio, a USP sedia a Conferência Anual da University Global Partnership Network (UGPN), uma rede internacional de universidades formada pela USP, North Carolina State University (Estados Unidos) e University of Surrey (Reino Unido). O encontro deste ano é o primeiro a ser realizado de maneira presencial desde o início da pandemia, em 2020, e tem como tema as Universidades como instituições-âncora: soluções locais, impacto global.

Na cerimônia de abertura da conferência, o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Proença, apresentou aos convidados informações gerais sobre a Universidade e deu as boas-vindas a todos. “Essa é uma oportunidade para apresentarmos as possibilidades de atuação desta rede para permitir que acadêmicos e estudantes de importantes universidades colaborem em questões de relevância global. Estamos muito satisfeitos por sediar a Conferência Anual da UGPN em 2023 e esperamos facilitar novas oportunidades para estudantes, funcionários e pesquisadores expandirem suas visões em direção a uma sociedade global e conectada”, afirmou Proença.

Em seguida, o assessor especial do reitor de Parcerias Globais da North Carolina State University, Bailian Li, agradeceu à USP pela receptividade e demonstrou satisfação em estar novamente em São Paulo, local que sediou o encontro pela última vez em 2017. Ele ainda explicou os objetivos da UGPN, como encontrar maneiras para enfrentar problemas locais e globais na educação e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. “A missão da UGPN é colaborar internacionalmente na pesquisa, na educação e no intercâmbio de conhecimento de classe mundial para beneficiar e sustentar as pessoas, o planeta, a prosperidade e a paz. Nossa missão é uma parceria global para o impacto social”, afirmou.

Já a atual presidente da UGPN e diretora internacional da University of Surrey, Amelia Hadfield, tratou sobre a importância das comunidades locais das cidades que abrigam as universidades da rede. “Eu acredito que temos o dever de cuidar, temos uma profunda responsabilidade de promover e manter o engajamento em nossas comunidades”, disse acerca da relação entre as instituições e o lugar onde estão inseridas.

Amelia também comentou sobre o papel das instituições-âncora, tema da conferência. “Instituições-âncora são cruciais e acho que estão começando a ganhar cada vez mais força e lugar de destaque nos estudos de governo e nas estruturas governamentais como um todo. Elas não são simples autoridades locais, são agentes atuantes locais”, explicou.

A cerimônia de abertura da conferência foi realizada na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), no dia 29 de maio – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No encerramento da cerimônia, o coordenador-executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas, afirmou que “o encontro é uma oportunidade para trocar ideias e conhecimentos de alunos e professores que estão inseridos em diferentes realidades e mostrar para a sociedade qual a real importância das universidades”. Freitas também disse que as discussões da conferência abordarão três subtemas: “cidades inteligentes e sociedades digitais; vulnerabilidade social e de saúde; e desafios de segurança global”.

A conferência anual reúne delegados de instituições-membros da UGPN para promover e facilitar colaborações inovadoras em pesquisa e educação.

UGPN

Criada em 2011, a UGPN é uma rede de universidades formada pela USP, North Carolina State University (Estados Unidos) e Universidade de Surrey (Reino Unido) com o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisadores e a colaboração no desenvolvimento de pesquisas relacionadas a temas de interesse global.

Uma das principais ações da rede é a manutenção do Fundo de Colaboração de Pesquisa, pelo qual as universidades parceiras promovem a pesquisa conjunta em áreas prioritárias como meio ambiente e sustentabilidade, ciência forense, saúde e bem-estar, materiais quânticos e empreendedorismo.

Desde sua criação, o fundo já apoiou 87 projetos de pesquisa multilaterais – sendo 27 acordos trilaterais e sete quadrilaterais -, representando um investimento superior a US$ 2 milhões.