“Tente se rodear de pessoas mais inteligentes e talentosas que você”, afirmou vencedor do Prêmio Nobel de Medicina

William Kaelin, que recebeu o Nobel de Medicina em 2019, falou sobre sua trajetória acadêmica e sobre a pesquisa que lhe rendeu o prêmio em evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

30/08/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 01/09/2023 as 10:29
William Kaelin falou sobre sua vida e sobre sua pesquisa, durante palestra realizada em São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Inspirar novos cientistas: esse é o principal objetivo do Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), programa que promove visitas de pesquisadores premiados pelo Nobel a universidades e centros de pesquisas. Foi o NPII, em parceria com a AstraZeneca, que trouxe o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2019, William G. Kaelin Jr, nesta terça-feira, dia 29 de agosto, ao Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP.

Kaelin, que é professor da Universidade de Harvard, foi premiado junto com Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza pela pesquisa que procura entender como, mecanicamente, as mutações que afetam os genes supressores de tumor causam câncer. Também levou a novos conhecimentos sobre como as células percebem e respondem à alteração no teor de oxigênio e, portanto, têm implicações para outras doenças além do câncer, como anemia, infarto do miocárdio e derrame.

Em sua apresentação, intitulada Como as células de mamíferos sentem e respondem ao oxigênio (e minha improvável jornada a Estocolmo), o palestrante relatou sua trajetória acadêmica desde os primeiros anos escolares até a universidade, descreveu os resultados de seus estudos e orientou estudantes que almejam seguir a área da pesquisa.

“Tente se rodear de pessoas mais inteligentes e talentosas que você” e “encontre grandes mentores e modelos” foram alguns dos conselhos dados pelo cientista ao público. Ele destacou a importância de um ambiente que auxilie o pesquisador a evoluir em seus estudos. Ao final da palestra, Kaelin respondeu a perguntas dos espectadores.

Entre os presentes no auditório, estavam o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o secretário executivo da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Sérgio Okane; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, Paulo Nussenzveig; o cônsul-geral britânico em São Paulo, Jonathan Knott; o representante da AstraZeneca, Jorge Mazzei; e o diretor científico de divulgação do Prêmio Nobel, Adam Smith.

“Vocês também podem ter uma jornada a Estocolmo”, disse Carlotti, saudando o público composto majoritariamente de jovens estudantes. “Vamos planejar nossas carreiras e vamos tentar trazer o Prêmio Nobel para o Brasil”, incentivou o reitor, afirmando ainda que espera saudar, no futuro, um vencedor brasileiro que faça parte das gerações atuais.

Evento foi voltado, principalmente, para jovens estudantes que têm interesse na carreira científica – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

* Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz