Engajamento de jovens cientistas é vital no financiamento para pesquisa

Jovens pesquisadores são particularmente atingidos por escassez de financiamento para ciência, pois estão em fase de afirmação

A importância atual do financiamento da ciência, no Brasil e no mundo, é o tema da coluna do físico Paulo Nussenzveig. “Em artigo de opinião publicado na revista Nature em 4 de novembro, Brian Cahill e Marco Masia tratam da importância de pesquisadores em início de carreira se envolverem em discussões sobre o financiamento da ciência, especialmente os cortes de financiamento que estão ocorrendo na Europa”, conta. “Jovens pesquisadores são particularmente atingidos por escassez de financiamento para ciência, pois estão em fase de afirmação, formando seus grupos de pesquisa, orientando seus primeiros estudantes e reunindo a infraestrutura necessária para atuar na fronteira do conhecimento.”

“Apesar de a pandemia ter reforçado a importância de desenvolver pesquisas inter e multidisciplinares, há ameaças de redução de orçamentos significativas, como a do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e do programa de bolsas e auxílios Marie Curie”, afirma o físico. “Para promover a recuperação da pandemia, foi criado um programa chamado Próxima Geração UE (União Europeia) mas, paradoxalmente, o ERC e o programa Marie Curie foram excluídos. Mesmo na Europa, em que o nível de esclarecimento dos políticos é muito superior ao daqui, há cegueira em relação à importância de apoiar as próximas gerações de pesquisadores.”

“Com argumentos bem fundamentados, é mais fácil convencer os formuladores das políticas. A comunicação com e através da mídia também é crucial. Jovens pesquisadores costumam ser muito ativos em redes sociais e essas podem ser valiosas para conquistar aliados”, destaca Nussenzveig. “É bom ter contato com jornalistas e relatar casos pessoais de sucessos frente a dificuldades, que geram empatia na sociedade. Identificar membros dos Poderes Executivo e Legislativo que compreendam a importância da ciência é importante, pois eles são interlocutores privilegiados para apresentação dos argumentos nas esferas decisórias.”


Ciência e Cientistas
A coluna Ciência e Cientistas, com o professor Paulo Nussenzveig, vai ao ar quinzenalmente toda quarta-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.