Reitor fala sobre contratação de professores na Universidade no programa Roda Viva

Outros temas, como o financiamento da Universidade, a relação com o Governo do Estado e a fuga de cérebros do País, também fizeram parte da pauta do programa

29/08/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 01/09/2023 as 10:29
O programa foi exibido pela TV Cultura ao vivo, no dia 28 de agosto – Foto: Adriana Cruz / Assessoria de Imprensa da USP

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, participou, no dia 28 de agosto, do Programa Roda Viva, exibido ao vivo pela TV Cultura.

A bancada de entrevistadores era formada pelo jornalista da Rádio CBN, Fernando Andrade; pela repórter do jornal Folha de S. Paulo, Isabela Palhares; pelo editor de Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo, Victor Vieira; pelo jornalista especializado na área de divulgação científica, Moura Leite Netto, e pela jornalista Helen Braun.

Na pauta da entrevista figuraram temas como contratação de docentes, inclusão social, política de permanência estudantil, adoção de ações afirmativas nos concursos e processos seletivos para servidores e docentes, posição da USP nos rankings internacionais, fuga de “cérebros” do País, relação com o Governo de São Paulo, financiamento da Universidade, reforma tributária e cobrança de mensalidades nas instituições públicas de ensino.

“Desde 2014, a USP tem contratado poucos professores. Tivemos uma crise financeira e, depois, a pandemia. O número de professores diminuiu de 6 mil para 5.100 docentes. Ao assumirmos o mandato, nosso objetivo foi o de voltar a termos esse número de 2014. Então, elaboramos um plano e o apresentamos ao Conselho Universitário, para toda a comunidade e, agora, já estamos implementando. O que consideramos para voltar a esse nível de 2014 são 200 vagas que já haviam sido aprovadas pela gestão anterior. Tínhamos outro edital de 50 vagas voltadas para a pesquisa. Depois fizemos outro projeto com 560 vagas, que foram repostas para as Unidades, de acordo com as perdas [de docentes] nos últimos anos, e lançamos mais um edital com 66 vagas. No total, são 876 novos professores que serão contratados nos próximos três anos”, explicou o reitor.

“A Unidade recebe uma quantidade de vagas e, internamente, a Unidade tem que fazer a distribuição dessas vagas. A FFLCH [Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas] recebeu 60 vagas. Foi um número grande de vagas e uma comissão interna da Faculdade fez um trabalho muito sério para fazer a distribuição para os departamentos”, complementou.

Assista, a seguir, à íntegra da entrevista.