USP e Universidade Estadual de Ohio comemoram 55 anos de parceria

A colaboração entre as duas instituições teve início em 1965 com a formalização de um convênio com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq)

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=301369
O vice-reitor da Universidade Estadual de Ohio, Bruce McPheron (à esquerda), e o reitor da USP, Vahan Agopyan – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 12 de fevereiro, o reitor Vahan Agopyan recebeu o vice-reitor da Universidade Estadual de Ohio, Bruce McPheron, no prédio da Reitoria, em São Paulo. A visita teve um motivo especial: a comemoração dos 55 anos da parceria entre a USP e a instituição norte-americana, que teve início em 1965 com a formalização de um convênio com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Também integraram a comitiva de Ohio o pró-reitor de Estratégias Globais e Relações Internacionais, Gil Latz; a diretora executiva para Parcerias, Padmini Roy-Dixon; e a diretora do Escritório da Ohio no Brasil, Jane K. Aparecido. Pela USP, participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Valmor Tricoli; e o assessor do Gabinete do Reitor, Gerson Damiani.

No encontro, o reitor da USP enfatizou que a cooperação com a Universidade Estadual de Ohio é uma das mais antigas e produtivas parcerias da USP, com um grande número de publicações conjuntas, especialmente nas áreas de saúde e agricultura. Segundo a base de dados SciVal, entre 2014 e 2019, a USP e a Universidade de Ohio publicaram, em conjunto, 1.306 artigos científicos.

O vice-reitor da Universidade de Ohio reforçou a importância do fortalecimento dos laços acadêmicos. McPheron destacou a sólida colaboração entre as duas universidades e citou como exemplo a criação, em 2007, do Programa de Pós-Graduação Internacional em Biologia Celular e Molecular Vegetal, envolvendo USP, Ohio e Universidade Estadual de Nova Jersey – Rutgers.

Mais tarde, foi inaugurada, no saguão do prédio do Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP,  uma exposição de fotos alusivas aos 55 anos da parceria, aos 150 anos de fundação da instituição norte-americana e aos cinco anos do estabelecimento do Escritório de Ohio em São Paulo.

A exposição fotográfica foi inaugurada no saguão do prédio do Inova USP – Foto Marcos Santos/USP Imagens

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.