Universidade participa de Programa de Especialização a educadores da rede estadual de ensino

Com investimento de R$ 109 milhões, a Redefor disponibilizará cursos a distância para 30 mil profissionais do ensino público de São Paulo

30/03/2010 - Publicado há 14 anos

(da esquerda para direita) O secretário Estadual de Educação, Paulo Renato; o reitor da USP, João Grandino Rodas; o secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt; o reitor da Unesp, Herman Voordwald; e o reitor da Unicamp, Fernando Costa (Crédito: Ernani Coimbra)

Nesta segunda-feira, dia 29 de março, em evento no Palácio dos Bandeirantes, o governador José Serra e o secretário da Educação Paulo Renato Souza formalizaram o lançamento da Redefor – Rede São Paulo de Formação Docente, desenvolvida em parceria com as universidades estaduais paulistas – USP, Unicamp e Unesp. Participaram da cerimônia os reitores das três instituições – João Grandino Rodas (USP), Fernando Costa (Unicamp) e Herman Voorwald (Unesp) – e o secretário estadual de Ensino Superior, Carlos Vogt.

O programa, executado por meio da Escola Paulista de Formação Docente, oferecerá cursos de especialização a distância para 30.000 profissionais da rede pública do Estado ao longo de 2010, 2011 e 2012. A iniciativa tem como objetivo melhorar a capacitação de professores, diretores e supervisores do Ensino Fundamental ciclo 2 (de 5ª à 8ª série) e do Ensino Médio.

A USP ministrará cursos para docentes em ciências, biologia, sociologia, além de especializações em gestão da escola para diretores, em gestão do currículo para professores-coordenadores e em gestão da rede pública para supervisores de ensino. A universidade oferecerá 4.060 vagas na etapa 2010-2011 e outras 8.140 vagas na fase 2011-2012.

Os critérios para inscrições serão divulgados a partir de maio deste ano.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação)