Osusp apresenta “A Sagração da Primavera”, na Sala São Paulo

Durante a apresentação da Osusp na Sala São Paulo, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) também anunciará os vencedores do Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri.

25/09/2013 - Publicado há 11 anos

Neste domingo, dia 29 de setembro, às 17h, a Sala São Paulo receberá a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) para uma apresentação em homenagem aos 100 anos da obra “A Sagração da Primavera”, composta por Igor Stravinsky. O espetáculo contará com a presença do violinista Davi Graton, como convidado solista, e do maestro Wagner Polistchuk.

Principal obra do concerto, “A Sagração da Primavera” relata a história de um ritual pagão na Rússia, sendo considerada um marco da música do século XX, já que apresenta uma inovadora estrutura rítmica, o que consagrou Stravinsky como um verdadeiro revolucionário musical de sua época. Além deste clássico, a orquestra também executará a obra vencedora do Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri e o Concerto para Violino em Ré Menor, de Jean Sibelius.

Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri

Durante a apresentação, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) anunciará os vencedores do Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri, que premia jovens compositores brasileiros de obras sinfônicas.

Contemplado pelos Programas Especiais & Editais 2012, da Pró-Reitoria, o concurso tem o objetivo de incentivar a criação de obras sinfônicas por compositores brasileiros, ampliando o repertório nacional. Os cinco finalistas disputam prêmios de R$ 15 mil para o primeiro colocado, R$ 10 mil para o segundo e R$ 7 mil para o terceiro.

O evento também celebrará o encerramento da Semana de Arte e Cultura da USP que, durante os dias 15 a 22 de setembro, reuniu mais de uma centena atrações culturais em todos os campi da Universidade.

Mais informações pelo telefone (11) 3091-3000 ou pelo e-mail sinfônica@usp.br .

(Com informações da Divisão de Comunicação Institucional da PRCEU)