Inscrições abertas para o Programa Especial de Bolsas no Exterior

Estão abertas, até o próximo dia 25 de julho, as inscrições para o Programa Especial de Bolsas no Exterior para Alunos de Graduação, uma iniciativa da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional. No total, serão oferecidas 40 bolsas, no valor de R$ 5 mil para intercâmbios realizados na América do Sul e R$ 10 mil para intercâmbios em outras regiões.

16/07/2014 - Publicado há 10 anos

Um dos principais requisitos dos alunos para se candidatar às bolsas é que o aluno tenha sido aprovado em processo seletivo referente ao edital 2013 do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional e cuja mobilidade tenha de ser realizada em 2014, não podendo ser adiada para o próximo ano. No processo de seleção, também serão levadas em conta as médias normalizadas do aluno.

Segundo o presidente da Agência USP de Cooperação, Raul Machado Neto, trata-se de uma alternativa para viabilizar a continuidade do programa, lançado em 2011, mesmo diante das restrições orçamentárias da Universidade. O projeto terá o apoio financeiro do Santander Universidades.

As inscrições devem ser feitas online pelo sistema Mundus. O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 30 de julho. A íntegra do edital está disponível no site da Agência USP de Cooperação, bem como uma relação de perguntas e respostas mais frequentes sobre o programa.

Língua inglesa

Em junho, a Agência USP de Cooperação lançou o programa “Educação em Línguas na USP (Language Education at USP)”, destinado a capacitar os estudantes na língua inglesa para que tenham mais oportunidades de intercâmbio acadêmico internacional. O programa recebeu 1.126 inscrições de alunos das Unidades de Ensino e Pesquisa do campus de São Paulo. As inscrições foram encerradas no dia 10 de julho.

O curso será gratuito e, nesta fase piloto, serão oferecidas 350 vagas. A previsão é de que o programa seja ampliado para os outros campi a partir de 2015.

A duração será de três meses, com 70 horas/aula, e preparará os alunos para o exame IELTS (International English Language Testing System), considerado como um dos principais padrões em exames do idioma, utilizado tanto na área acadêmica quanto profissional.

O programa conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Estudos  Linguísticos e Literários em Inglês, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e do British Council de São Paulo.

As Unidades farão a pré-seleção dos alunos e os pré-selecionados deverão participar de um teste de aferição da competência mínima exigida para o curso – nível B2 da Common European Framework of Reference for Languages – que será realizado pela Fuvest, no período de 18 a 24 de agosto.  As aulas terão início no mês de setembro.