USP lança programa para capacitar os estudantes na língua inglesa

O curso preparará os alunos para o exame IELTS (International English Language Testing System). O objetivo é capacitar os estudantes na língua inglesa para que tenham mais oportunidades de intercâmbio acadêmico internacional.

18/06/2014 - Publicado há 10 anos

A Universidade está lançando o programa “Educação em Línguas na USP (Language Education at USP)”, voltado a alunos de graduação da USP. A primeira edição do programa, sob a forma de projeto piloto, terá início em agosto deste ano.

O objetivo do programa  é o de capacitar os estudantes na língua inglesa para que tenham mais oportunidades de intercâmbio acadêmico internacional. O curso terá duração de três meses, com 70 horas/aula e preparará os alunos para o exame IELTS (International English Language Testing System), considerado como um dos principais padrões em exames do idioma, utilizado tanto na área acadêmica quanto profissional.

O curso será gratuito e, nesta fase piloto, serão oferecidas 350 vagas, distribuídas proporcionalmente ao número de alunos das Unidades de Ensino e Pesquisa no campus de São Paulo. A previsão é de que o programa seja ampliado para os outros campi a partir de 2015.

O programa está sendo implementado pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Estudos  Linguísticos e Literários em Inglês, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e do British Council de São Paulo.

“Este é um programa inovador, pois, além de capacitar os nossos estudantes em língua inglesa, promove também a cooperação internacional entre Programas de Pós-Graduação, desenvolvendo pesquisa na área de educação linguística em contextos transculturais, contando com a participação de pós-graduandos e professores orientadores da USP e de universidades do Reino Unido”, afirma o reitor Marco Antonio Zago.

Segundo o coordenador da Agência USP de Cooperação Acadêmica, Raul Machado Neto, doze alunos do Programa de Pós-Graduação da FFLCH  participarão, nas próximas semanas, de atividades de capacitação no British Council, que fornecerá o material didático do curso. Professores da FFLCH e representantes do Conselho Britânico farão a supervisão das aulas.

Inscrições e critérios

As inscrições para o programa “Educação em Línguas” estão abertas até o dia 10 de julho. Para se inscrever, o interessado deve estar regularmente matriculado nos cursos de Graduação da USP pertencentes às Unidades de São Paulo, que não estejam nem no primeiro e nem no último ano, tenham nível intermediário de língua inglesa e não tenham participado de programas de mobilidade em instituições que utilizem a língua inglesa. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo sistema corporativo Mundus.

As Unidades deverão fazer a pré-seleção dos alunos. Os alunos pré-selecionados deverão participar de um teste de aferição da competência mínima exigida para o curso – nível B2 da Common European Framework of Reference for Languages – que será realizado pela Fuvest, no período de 18 a 24 de agosto.  As aulas terão início no mês de setembro.

O edital completo está disponível do site da Agência USP de Cooperação Acadêmica.