Novo sistema e-Proteos permite digitalização de processos e reduz a tramitação de documentos em papel

O e-Proteos já está sendo utilizado pelas Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Cultura e Extensão Universitária e Pesquisa e Inovação, além de alguns órgãos centrais e Secretaria-Geral

30/08/2024 - Publicado há 2 meses
Pastas amarelas com a inscrição "Universidade de São Paulo" na frente
As capas amarelas são a marca característica dos processos físicos da Universidade – Foto: Jornal da USP
João Eduardo Ferreira (STI) – Foto: Arquivo pessoal

Um novo sistema corporativo está substituindo a tramitação de processos físicos na Universidade. Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o e-Proteos possibilita a digitalização de processos de todas as áreas de atuação da Universidade.

“O e-Proteos é mais uma entrega do Programa USP 100% Inteligentemente Digital e, com esse novo sistema, avançamos mais na missão de eliminar a tramitação de processos físicos na Universidade, reduzindo a utilização de papel. Recentemente, o e-Proteos intensificou sua integração com outros sistemas corporativos da USP e teve a interface de visualização aperfeiçoada”, afirma o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

O e-Proteos foi originalmente lançado em 2022, quando o processo do registro de diplomas de graduação passou a ser feito de forma totalmente digital. A partir de então, gradualmente, outras Pró-Reitorias, órgãos administrativos e unidades de ensino e pesquisa começaram a utilizar o sistema.

Aluisio Cotrim Segurado – Foto: Egida-USP

“A emissão de diplomas de graduação de forma integralmente digital é um marco na modernização dos processos acadêmico-administrativos na USP. Sua adoção simplificou e agilizou processos que envolvem estudantes, servidores dos serviços de graduação, a Pró-Reitoria de Graduação e a Secretaria-Geral da Universidade. Uma inovação desenvolvida pela nossa Superintendência de Tecnologia de Informação e que beneficia todos”, comenta o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado.

Atualmente, o e-Proteos conta com mais de 25 mil processos digitais tramitando. São processos de eleição de colegiado, de estrutura curricular de curso de graduação, de expedição e registro de diploma de graduação, de convênios de dupla ou múltipla titulação de pós-graduação, de equivalência de título, de estimativa de despesa, entre outros.

Cada vez mais digital

O e-Proteos acelera a transformação na tramitação dos processos físicos para processos digitais na USP. Além dos sistemas próprios, vários setores da Universidade estão integrados a sistemas governamentais, como a Coordenadoria de Administração Geral (Codage), que utiliza o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), do Governo do Estado de São Paulo, para assuntos relacionados a compras; e a Procuradoria-Geral (PG), que utiliza o Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

Como explica o diretor do Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo (CeTI-SP), Leandro Fregnani, “utilizamos para o desenvolvimento do e-Proteos uma nova tecnologia de ilustração desses processos por meio de visualização digital, utilizando HTML5 em toda a sua estrutura, com design inovador e de fácil utilização. Com esse novo produto não será mais necessária a navegação por menus para tramitar o processo, sendo que todas as ações necessárias estão disponíveis em uma única página, a página principal do processo”.

Todos os usuários já estão habilitados a utilizar o novo sistema, basta acessar o Portal de Serviços, clicar no menu “Administrativo”, depois em “Processos” e, por fim, em “Processos Digitais”. Também é possível localizar o sistema fazendo uma busca por “processos digitais”.

Para mais informações sobre o uso do e-Proteos, a STI disponibilizou o e-mail grs-eproteos@usp.br.