USP adota Carimbo do Tempo para credenciamento de diplomas de outras instituições

Selo garante a validade de documentos digitais e registra data e horário de assinaturas; na USP, esse registro é incumbência da Divisão de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral

 11/12/2023 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 15/12/2023 as 19:34
Por
USP adota Carimbo do Tempo para credenciamento de diplomas de outras instituições – Foto: Reprodução/Freepik

 

Por determinação do Ministério da Educação (MEC), os diplomas emitidos por instituições de Ensino Superior não universitárias devem ser registrados por universidades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros Federais de Educação Tecnológica. Na USP, esse registro é incumbência da Divisão de Registros Acadêmicos (DRA) da Secretaria Geral (SG).

Marina Gallottini (SG) – Foto: FO-USP

Recentemente, a Universidade adotou o uso do chamado Carimbo do Tempo, uma ferramenta que garante a validade de documentos digitais. “Ele não só permite uma assinatura digital segura como também mostra a data e a hora em que foi feita aquela assinatura. É bastante importante, dá um peso, uma seriedade, uma certificação boa de que aquilo foi registrado”, explica a secretária geral da USP, Marina Gallottini. O Carimbo do Tempo é considerado uma garantia de autenticidade e uma maneira de evitar fraudes e modificações em documentos.

A aquisição e implementação foi realizada com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). “A implantação da nova funcionalidade é mais uma entrega do programa USP Inteligentemente 100% Digital, que tem como objetivo promover a digitalização de processos acadêmicos e administrativos da Universidade”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

João Eduardo Ferreira (STI) – Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Ferreira, o processo de digitalização do reconhecimento de diploma eliminará aproximadamente 20 mil processos físicos e não é a primeira ação do programa. “Além da digitalização dos processos acadêmicos e administrativos em curso — cujas ações estão disponíveis na aba Ações Estratégicas 2022-2025 no site da STI —, no final do ano passado, os usuários dos restaurantes universitários passaram a contar com o PIX-USP, sistema que permite a recarga de créditos para os bandejões por meio do PIX. Já neste ano, o USP Atende, antiga forma de solicitar serviços da Prefeitura do Campus USP da Capital, foi incrementado pelo aplicativo Sistema Campus USP, que amplia a interatividade entre a comunidade universitária.”

* Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.