Fortalecer a excelência e dar visibilidade às ações desenvolvidas são desafios na nova gestão da FOB

28/03/2022 - Publicado há 2 anos
Os professores Carlos Ferreira dos Santos (à esquerda) e Marília Afonso Rabelo Buzalaf, na cerimônia de posse da nova diretoria – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

No ano em que completa 60 anos, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) inicia uma nova gestão tendo à frente os professores Marília Afonso Rabelo Buzalaf, como nova diretora, e Carlos Ferreira dos Santos, como novo vice-diretor, empossados na cerimônia realizada no dia 25 de março, no Teatro da Unidade, o campus da USP em Bauru.

“A área de Odontologia da USP, da qual a FOB faz parte, destaca-se como a mais bem posicionada nos principais rankings internacionais de universidades. Prestes a completar 60 anos, a FOB só conseguiu alcançar essa distinção graças ao trabalho de seus docentes, discentes, pós-doutorandos, pesquisadores e servidores técnicos e administrativos”, afirmou Marília no evento, que teve o início atrasado em função de uma manifestação de alunos do curso de Medicina, que leram uma carta de reivindicações aos presentes.

A nova diretora apontou o retorno presencial às aulas como um dos primeiros e mais importantes desafios neste início de mandato. “Este retorno está sendo feito de forma segura, graças às diretrizes estabelecidas pelos órgãos centrais da Universidade”, disse.

Dentre os principais projetos previstos para os próximos quatro anos, Marília destacou que “pretendemos desenvolver projetos para fortalecer a já característica excelência da FOB e dar visibilidade a essas ações para mostrar a importância e o impacto social da Universidade para a sociedade que a mantem. Pretendemos que a nossa gestão seja norteada pelo diálogo, pois acreditamos que uma administração participativa, na qual se respeita a diversidade de opiniões, seja a melhor maneira para que as decisões possam refletir os desejos da nossa comunidade”.

Também há planos para valorizar as atividades de internacionalização, expandir os programas de duplo diploma e incrementar ações voltadas para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou que “a posse de uma nova gestão é um momento importante para a Unidade, em que se estabelecem novos parâmetros, vislumbrando o que pode ser feito para melhorar as atividades-fim e a relação com a sociedade. Tenho certeza que a FOB vai continuar orgulhando a cidade e a Universidade nos próximos anos”.

A importância do diálogo também foi um tema abordado por Carlotti. “Uma das características da nossa gestão é o diálogo, fundamental para que a Universidade possa evoluir, rumos possam ser corrigidos. Esse diálogo inclui, obviamente, duas partes: falar e ouvir, discordar e argumentar, mudar de posição e manter sempre a vontade de discutir. Quando apenas se fala, mas não se ouve, isso não é diálogo. Esta gestão está aberta a isso, vamos continuar fiéis a esses preceitos. Mas isso depende de todos os envolvidos para que possamos progredir”, considerou.

“Uma das características da nossa gestão é o diálogo, fundamental para que a Universidade possa evoluir, rumos possam ser corrigidos”, afirmou o reitor – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Quem são

Marília Afonso Rabelo Buzalaf foi aluna de graduação da FOB, em 1989, após aprovação em primeiro lugar no concurso vestibular. É professora titular do Departamento de Ciências Biológicas e assumiu a vice-diretoria em 18 de setembro de 2021, devido à vacância no cargo gerada pelo falecimento do professor Guilherme dos Reis Pereira Janson.

Graduou-se em Odontologia em 1992. Concluiu o Mestrado em Periodontia na FOB, em 1995, e, em 1996, foi contratada como professora assistente junto à disciplina de Bioquímica. Em 1999, concluiu o Doutorado em Biologia Funcional e Molecular no Instituto de Biologia da Unicamp. Em 2002, tornou-se professora associada e, em 2007, professora titular do Departamento de Ciências Biológicas.

Ao longo dos 25 anos de carreira docente na USP exerceu várias funções administrativas, como vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, vice-chefe e chefe do Departamento de Ciências Biológicas, presidente da Comissão de Pesquisa e vice-coordenadora da CCP do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas, desde 2019.

Carlos Ferreira dos Santos é cirurgião-dentista pela FOB, mestre e doutor em Ciências (Farmacologia) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e livre-docente. É professor titular da FOB desde 2011. Realizou estágio de doutorado-sanduíche (setembro/2000 a dezembro/2001) e pós-doutorado (setembro/2008 a fevereiro/2009) no Medical College of Wisconsin, Estados Unidos, tendo desenvolvido estudos moleculares relacionados à Farmacologia e Fisiologia Cardiovascular.

É membro do Scientific Advisory Board do periódico JDR Clinical & Translational Research desde 2016. É membro efetivo da SBPC, da SBFTE e da IADR. Foi coordenador da área da Saúde da Fapesp de 2008 a 2019. É bolsista de produtividade em pesquisa 1C do CNPq.

Foi vice-diretor da FOB no período de 2014 a 2018 e diretor da Unidade de 2018 a março de 2022. É superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.