“Deixar de ser um elemento de separação para ser um elemento de integração”, diz reitor sobre corredor verde na raia

Em entrevista concedida à Rádio Eldorado, no dia 29 de março, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, falou sobre a implantação do corredor verde na área da Raia Olímpica

30/03/2022 - Publicado há 2 anos

Em entrevista concedida à Rádio Eldorado, no dia 29 de março,  o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, falou sobre a implantação do corredor verde na área da Raia Olímpica, na Cidade Universitária, em São Paulo. De acordo com o reitor,  o projeto começará com a instalação de gradil em 45 espaços abertos. O material já foi comprado ao custo de R$ 160 mil e a obra inicial deve ser concluída nos próximos 60 dias. A finalização está prevista para dezembro.

“Pedimos para a Prefeitura do campus Butantã da USP realizar um estudo e chegamos a uma solução: transformar aquele muro em um corredor verde. Deixar de ser um elemento de separação para ser um elemento de integração entre as áreas”, afirmou na entrevista.

O corredor verde vai ocupar toda a extensão da raia, tanto o lado externo na Marginal Pinheiros quanto a parte interna da raia. O projeto prevê que os vidros instalados serão mantidos (hoje são 800 vidros, que receberão película para evitar mortes de pássaros por choque); haverá a instalação de gradis nos locais em que há lacunas (vidros que não foram colocados ou estão quebrados) e todos serão recobertos por vegetação.

A modificação do muro tradicional teve início em 2018 e foi realizada com a instalação de painéis de vidro. Orçado em R$ 20 milhões, o projeto foi uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo e foi custeado por mais de 40 empresas, não onerando financeiramente a Universidade. O projeto será retomado, agora sob a gestão da Universidade, ainda este ano.

Ouça, a seguir, a íntegra da entrevista.

Logo da Rádio USP

O tema também foi pauta do jornal O Estado de S. Paulo, que veiculou matéria no dia 30 de março.