Cônsul-geral do Japão em São Paulo visita a Reitoria

O encontro reafirmou a parceria e a afinidade entre a Universidade e a cultura japonesa, dando a tônica para atividades futuras

 13/12/2022 - Publicado há 1 ano
Por
O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, foi recebido pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e vários dirigentes da Universidade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, visitou a USP na última segunda-feira, dia 12 de dezembro, acompanhado da cônsul para Assuntos Culturais e de Imprensa, Asuka Ozutsumi. Kuwana foi recebido pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, além de dirigentes e professores da Universidade.    

O reitor lembrou que as parcerias internacionais com instituições de ensino japonesas estão entre as mais proeminentes da Universidade. “A política internacional da USP tem focado em diminuir o número de convênios pouco produtivos e intensificar as relações com algumas instituições parceiras. Atualmente, a relação que temos com universidades do Japão estão entre as mais efetivas e pretendemos intensificar as atividades conjuntas”, afirmou Carlotti. 

Nesse sentido, o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Persival Baroncini Proença, revelou um dado expressivo: 17 das 48 unidades da USP mantêm parcerias com quase 50 universidades japonesas. 

Em português, o cônsul-geral saudou o acolhimento e a abertura do povo brasileiro. “Aqui existe uma harmonia entre os povos de diferentes origens, e isso é uma grande virtude da sociedade brasileira”. O cônsul afirmou que “Brasil e Japão têm muitos vínculos, e eles devem ser aprimorados. O Brasil é um parceiro com muito potencial”, concluiu. 

O idioma e a cultura japonesa também foram lembrados como áreas de interesse mútuo para a Universidade e para o governo japonês. Como exemplos da importância dessa relação, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda citou o Centro de Estudos Japoneses (Cejap) e a Casa de Cultura Japonesa da USP, que mantém uma biblioteca exclusivamente dedicada a obras do Japão. Já a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Marli Quadros Leite, lembrou que o curso de graduação em Letras – Japonês é um dos mais procurados entre os idiomas orientais.   

Kuwana demonstrou interesse no incentivo de iniciativas como essas, inclusive com aumento no número de docentes. “É muito importante para nós. Estamos tentando fortalecer o ensino do idioma e da cultura japonesa”, afirmou. 

Também estiveram presentes no encontro o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado; o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho; a pró-reitora adjunta de Inclusão e Pertencimento, Mirian Debieux; os professores da Escola Politécnica (Poli), José Roberto Cardoso, Oswaldo Horikawa e Leopoldo Yoshioka; e o diretor do Centro de Inovação do Hospital Universitário, Oscar Fugita.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.