Cátedra Alfredo Bosi empossa pedagoga Bernardete Gatti como nova titular

Formada em Pedagogia pela USP, a nova catedrática possui trabalhos essenciais na área educacional brasileira

Publicado: 23/04/2024
Cerimônia de posse da nova titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Nessa segunda-feira, 22 de abril, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica empossou sua mais nova titular, a pedagoga e pesquisadora Bernardete Angelina Gatti. A nova catedrática assume após a gestão de Naomar de Almeida Filho, importante acadêmico nas áreas da educação e da saúde, que presidiu a cátedra entre os anos de 2020 a 2023.

Após graduar-se em Pedagogia na USP, Bernardete se especializou nas áreas da educação na primeira infância, com o propósito de entender a realidade educacional desde a sua base. Essa busca pelo entendimento sobre a formação de professores levou a catedrática a integrar por mais de quatro décadas a Fundação Carlos Chagas, instituição sem fins lucrativos com forte atuação nas áreas de seleção de recursos humanos e da pesquisa em educação.

Em seu discurso de posse, a pesquisadora demonstrou sua alegria ao receber o novo título na Cátedra: “Em minha carreira, sempre afirmei que tenho duas casas, sendo que em primeiro lugar está a USP, instituição na qual eu pude realizar projetos de pesquisa que me forneceram grande bagagem acadêmica”.

Bernardete também reafirmou seu compromisso com a educação básica nacional. “Para nós, não basta reconhecer quantas crianças de determinada faixa etária estão inseridas na educação básica, é preciso saber a qualidade da educação que está sendo oferecida. Educação pública de qualidade é o nosso foco central”, disse.

Figuras acadêmicas que prestigiaram a cerimônia de posse da nova catedrática – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, expressou a satisfação da Universidade em contar com a presença da pedagoga como titular da Cátedra Alfredo Bosi. “Certamente, haverá uma convergência de interesses e ambições em relação ao futuro educacional do País e, ao longo desta gestão, estamos empenhados em aproximar cada vez mais a USP e a educação básica paulista e brasileira”, afirmou.

O coordenador acadêmico da Cátedra Alfredo Bosi, Luís Carlos de Menezes, reiterou a importância de Bernardete e suas pesquisas. Para Menezes, “após a pandemia, a área da educação brasileira sofreu com diversos percalços. Agora, com nossa nova catedrática, poderemos refletir e propor novos caminhos e soluções que impulsionem esse campo tão essencial para o Brasil”.

Em suas falas, a diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Roseli de Deus Lopes, afirmou que a “presença da pedagoga e pesquisadora como titular dará continuidade à excelência dos trabalhos realizados no campo educacional pela Cátedra”.

Cátedra Alfredo Bosi

Criada em 2019, a Cátedra Alfredo Bosi foi originada de um trabalho realizado pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais, ligado ao Instituto de Estudos Avançados da USP.

Durante seus primeiros cinco anos, a Cátedra recebeu patrocínio do Itaú Social e, a partir de 2024, segue como uma iniciativa do IEA. Dentre seus objetivos, está a contribuição para políticas de formação e o reconhecimento do professorado da educação básica no País, em especial o das redes públicas.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia de posse da nova titular da Cátedra Alfredo Bosi, Bernardete Angelina Gatti:

* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto