A segunda edição do boletim Por Dentro da USP, veiculada no dia 13 de setembro, traz aos ouvintes da Rádio USP uma conversa com a vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda. Maria Arminda, que também é presidente da Comissão Permanente de Avaliação, explica que, como instituição pública, a USP precisa ter ferramentas de prestação de contas à sociedade: “A cultura da avaliação na USP, como projeto institucional, foi instaurada no início dos anos 90 e sua concepção estava ligada a essa ideia de compromisso com a vida social. A partir de 2016, essa avaliação se institucionalizou de fato e adotou uma formulação em sequência. A ideia era pegar não só a diversidade da Universidade, mas a diversidade das funções docentes”, explica.
Na entrevista, a vice-reitora comenta também como funciona o processo: “Uma coisa é o projeto da instituição e os das unidades de ensino, que por sua vez, devem ter uma relação com os projetos departamentais, que por sua vez, estão acoplados aos projetos docentes. Então temos uma estrutura na qual esses três momentos estão articulados. Agora nós estamos em pleno processo de avaliação institucional e avaliação docente. As unidades apresentaram os seus projetos e enviaram para submissão às duas câmaras que temos: a Câmara de Avaliação Institucional e a Câmara de Avaliação Docente. Depois, quem faz avaliação final é a Comissão de Assuntos Acadêmicos e, em seguida, o que se espera é que os projetos das unidades sejam o farol, o guia da construção dos projetos departamentais e dos projetos docentes”.
O boletim Por Dentro da USP é uma produção quinzenal que veicula notícias ligadas à Reitoria da Universidade. A estreia, no dia 30 de agosto, apresentou uma conversa com o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e está disponível aqui.