USP promove evento internacional sobre Linguagem e Decolonialidade

On-line e gratuito, evento é extensão de projeto que estimula professores e estudiosos a desenvolverem um letramento crítico na esfera educacional

22/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 24/08/2022 as 17:12
Estudantes durante aula na Escola Estadual Ixuay Rabui Puyanawa – Foto: Sergio Amaral/Ministério Desenvolvimento Social

No dia 29 de agosto, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), junto à Faculdade de Educação (FE), ambas da USP, promovem o evento Language and Decoloniality (“Linguagem e Decolonialidade”, em tradução livre para o português). O evento será híbrido: de modo presencial e com transmissão on-line, e terá convidados estrangeiros. Entre eles, a pesquisadora Gabriela Veronelli, do Departamento de Filosofia da Binghamton University, e os moderadores Ana Paula Duboc, professora da Faculdade de Educação (FE), e Lynn Mario Menezes de Souza, professor da FFLCH.

A ação faz parte do Projeto Nacional de Letramentos: “Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia”, que envolve mais de 30 universidades. Desde 2009, é responsável por desenvolver pesquisas e intervenções na formação de professores de línguas estrangeiras e português. O projeto estimula professores de línguas da educação básica a fazerem seminários e cursos, como educação continuada, além de debates sobre políticas públicas de ensino de línguas. Na visão dos pesquisadores do projeto, o letramento crítico é essencial para a conscientização sobre sociedade e sujeito, que permitiria a reconstrução do conhecimento local e global.

O evento acontece das 10 às 11 horas, na sala 266 do prédio de Letras, na FFLCH. A transmissão ao vivo será pelo YouTube, no canal Projeto Nacional de LetramentosO público poderá fazer perguntas em meio ao debate, que terá emissão de certificado ao final da conversa.

Acompanhe no player abaixo ou ative a notificação do canal para saber quando o evento começar.

Mais informações: Prof. Daniel Ferraz, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH – danielfe@usp.br