Pesquisas aprofundam o universo da literatura e das festas indígenas na América Latina

Com transmissão ao vivo pelo Youtube, Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da USP promove colóquio gratuito e aberto ao público; palestras discutem manifestações artísticas e identidade latino-americana

 19/06/2023 - Publicado há 11 meses
Festa da Santísima Trinidad del Señor Jesús del Gran Poder, Bolívia, 2016 – Foto: Juan Yupanqui / Unesco

 

Pioneiro em estudos populacionais, o Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (Cedhal) da USP promove, no dia 22 de junho, o colóquio Literatura e festas indígenas latino-americanas. O evento acontece às 15 horas, em formato remoto, pelo Canal do Cedhal no Youtube e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

O colóquio terá como temas e palestrantes:

  • A rebelião como utopia republicana: Tupac Amaru, de Luis Ambrosio Morante (Argentina)
    com Bruno Verneck (doutorando USP)
  • Teatro indígena maia: Rabinal-Achí (Guatemala)
    com Bruno Tomazela Pasquali (doutorando USP)
  • Cultura aymara e religião católica na Fiesta del Gran Poder (Bolívia)
    com Karla Terán (doutoranda USP)

A mediação será feita pela pesquisadora Mariana Moreno Castilho, pós-doutora pela Universidad de Chile. 

Colóquio Cedhal/USP

Inaugurado em 1998, o Cedhal iniciou sua atuação em um projeto interdisciplinar intitulado A família e a criança na História Social Brasileira. Publicou o boletim População e Família, de 1998 a 2004, discutindo as práticas sociais das famílias brasileiras a partir das diferenças regionais, culturais, étnicas e de gênero. O grupo acumula uma série de transmissões com especialistas sobre história social no Cone Sul.

 

Serviço

Colóquio Literatura e festas indígenas latino-americanas
22/6, 15h
Ao vivo, pelo Canal do Cedhal no Youtube


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.