Programação especial da USP traz diversos eventos culturais gratuitos no mês da Consciência Negra

Oficina, palestra, debate e sessões de cinema estão entre as atividades que tratam de temas como escravidão, racismo, cultura e representatividade negra

10/11/2022 - Publicado há 1 ano
A escritora Buchi Emecheta é destaque da programação especial no mês da Consciência Negra da USP. Nigeriana radicada em Londres, ela é autora do livro Cidadã de Segunda Classe – Fotomontagem: Canva / Editora Dublinense

Ao longo do mês de novembro, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP promoverão diversos eventos em celebração ao mês da Consciência Negra. São atividades culturais gratuitas na capital paulista, no campus Butantã da USP e na região central da cidade.

No dia 20, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP – Casa de Dona Yayá traz dois eventos. Das 10 às 13 horas, realiza a oficina Pelos Caminhos de Oxum. A atividade realiza um circuito pelos fluxos dos rios do Bixiga em uma interação entre patrimônio e comunidade. O trajeto visita as nascentes urbanas, a Casa do Pai Francisco de Oxum com a ialorixá Jennifer de Lima e a horta comunitária com a liderança negra Romilda Correia e a liderança indígena Denuzia Pedreira, da Associação Mulheres Unidas Venceremos. No final do trajeto, o antropólogo Michel Françoso realiza uma roda de conversa com os participantes. As inscrições são realizadas neste link.

+ Mais

USP Filarmônica realiza concerto com repertório de compositores negros

Orquestra Sinfônica da USP faz homenagem ao mês da Consciência Negra

Das 11h às 12h30 realiza a roda de conversa sobre o livro Cidadã de Segunda Classe, da escritora negra nigeriana Buchi Emecheta. Na trama a personagem Adah deixa a Nigéria para morar em Londres com o objetivo de conquistar uma vida independente, longe da opressão imposta às mulheres no seu país. O que Adah encontra é o racismo, a xenofobia e a violência doméstica. A participação é livre e gratuita.

Às 17h, será a vez de um concerto da Orquestra Filarmônica da USP, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, Campus da USP no Butantã, em São Paulo. No repertório, compositores e poetas negros do período colonial brasileiro. Não é necessário se inscrever para assistir e a entrada é gratuita.

No dia 22, o Cinema da USP (Cinusp) traz filmes e debate a partir das 15 horas. O curta Uma Noite sem Lua (2020), de Castiel Vitorino Brasileiro, e o clássico nacional em versão restaurada Rainha Diaba (1974), de Antonio Carlos Fontoura, serão exibidos na sala do Cinusp no complexo cultural do Anfiteatro Camargo Guarnieri. Após, será realizado um debate no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, às 17h30, com a participação de Mariana Queen Nwabasili, Liliane Benedetti e Eliane Pinheiro.

Doutor em Semiótica pela USP, Sidnei Nogueira é babalorixá e coordenador do Instituto Livre de Estudos Avançados em Religiões Afro-Brasileiras – Foto: Reprodução / Lattes

O Teatro da USP (Tusp) finaliza as ações, a partir do dia 22, com a oficina Na Espiral de Èsù: Girando, Girando com Mitos e Linguagens Contra-Coloniais, ministrada pelo pesquisador e babalorixá Sidnei Barreto Nogueira, o Babá Sidnei. Com 50 vagas, as inscrições estão abertas até 16 de novembro neste link.

A oficina será realizada de 22 a 25 de novembro e no dia 26 haverá uma palestra aberta ao público. A ação, que ocorre sempre das 14 às 17 horas, faz parte do programa Diaspóricas: Residências Artísticas, sequência de ações composta de oficinas e, no dia final, palestras abertas ao público. A iniciativa visa a estabelecer bases para a constituição de um campo de atividades voltado a práticas e pesquisas em torno dos teatros negros e das teatralidades e performatividades de matriz afrodiaspórica.

Oficina e roda de conversa no CPC – Casa de Dona Yayá
Quando | 20 de novembro de 2022, domingo, a partir das 10 horas
Quanto | Gratuito
Onde | Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo
Para a oficina haverá inscrições neste link
Para a roda de conversa sobre o livro Cidadã de Segunda Classe, a entrada é livre sem a necessidade de inscrição.

161º Concerto da USP Filarmônica
Quando | 20 de novembro de 2022, domingo, às 17 horas
Quanto | Gratuito
Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri