Docente da USP é eleita membro pioneira na Academia de Ciências de São Paulo

Maria Lucia Carneiro Vieira é a primeira pesquisadora das ciências agrárias eleita na Academia de Ciências do Estado; docente pretende atuar no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da educação na área

25/07/2023 - Publicado há 9 meses
Pesquisadora eleita na Academia de Ciências do Estado vai trabalhar em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do estado de São Paulo e do país – Foto: Freepik

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) elegeu, no último dia 15 de julho, a docente Maria Lúcia Carneiro Vieira, do Departamento de Genética, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, como Membro Titular da recém-formada área de Ciências Agrárias. Após 15 anos de pesquisa em genética e melhoramento de maracujás-doces, a cientista liderou uma equipe que conseguiu frutos com mais polpa, casca reduzida e maior produtividade nas lavouras. A cerimônia de diplomação, juntamente com os novos membros afiliados, ocorrerá em 14 de setembro, às 14 horas, no Auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Maria Lúcia Carneiro Vieira – Foto: Arquivo Pessoal

Ao Jornal da USP, a docente comenta sobre sua contribuição como primeira mulher eleita membro da Aciesp, em Ciências Agrárias. “Representar a área de Ciências Agrárias muito me honra e se deve ao reconhecimento do meu trabalho na Esalq”, afirma Maria Lúcia. “Pretendo  contribuir para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da educação no Estado de São Paulo. Poderei me envolver e propor atividades de pesquisa e ensino, seja na forma de reuniões, simpósios, congressos e conferências científicas”, complementa.

Mestre em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1980). Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela USP (1988). Iniciou sua carreira docente na UFPR. Em 1986, passou a integrar o quadro docente da USP. Pós-doutorados: Universidade de Nottingham (1989/1990) e Universidade de Paris (1992). É Professora Titular do Departamento de Genética, da Esalq. Tem experiência na área de Genética Molecular de Plantas e Biotecnologia. Linha de pesquisa: Construção de mapas genético-moleculares, Mapeamento de genes e Genômica de Passiflora. Espécies estudadas: maracujás (passifloras), feijão-comum e cana-de-açúcar. Funções acadêmico-administrativas: Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo, Coordenadora de Convênios com AgroParisTech (2005-2014), Consórcio FÉSIA (2005-2010) e LaSalle Beauvais (2005-) (França), visando a concessão do duplo diploma em Eng. Agronômica. Membro (2008-2013) e Presidente Substituto (2012-2013) da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio/MCTI). Membro da Coordenação de Área da Fapesp – Biologia (2014-).

Aciesp

Fundada em 1974 na cidade de São Carlos, a Aciesp busca promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em São Paulo e no Brasil. Dentre suas atividades, estão a realização de reuniões científicas, a publicação de livros e de anais de reuniões, o apoio às olimpíadas de matemática e o apoio a estudantes por meio de bolsas de estudo.

As áreas destinadas a cada um dos novos membros eleitos compreendem Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Engenharia, Ciências da Saúde, Ciências da Terra, Ciências Físicas, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.

De acordo com o Estatuto da Aciesp, a seleção de membros ocorre por meio de uma triagem prévia feita pela Comissão de Seleção de novos membros, indicada pelo Conselho Diretor. Os membros eleitos são cientistas radicados no Estado de São Paulo, com prestígio nacional e internacional, de forma vitalícia e não renovável.

Com informações de Alicia Nascimento Aguiar, da comunicação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mais informações: acom.esalq@usp.br / mlcvieir@usp.br

* Sob supervisão de Tabita Said