Campus da USP em Piracicaba inclui Libras em produções audiovisuais

Vídeos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq, incorporam a inclusão por meio de linguagem de sinais e de legendas, ampliando o diálogo com maior diversidade de pessoas

24/08/2023 - Publicado há 8 meses
Interpretação em Libras agora integra os vídeos de apresentação da escola e do hino oficial – Fotomontagem com imagens de Marcos Santos/USP Imagens e Reprodução/Freepik

+ Mais

Na USP Piracicaba, cavalos transformam a vida de pessoas com deficiência

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, a interpretação em Libras será incluída, pela primeira vez, nas produções audiovisuais. Entre elas, os vídeos de apresentação da escola e do hino oficial. Os vídeos contam com a contribuição de dois discentes na apresentação, Anderson Victor dos Santos, estudante de Engenharia Agronômica, e Gabriela Maria Rodrigues do Nascimento de Alcântara, doutoranda no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e pesquisadora do Laboratório de Analítica e Química de Alimentos da Esalq. A tradução em Libras é do intérprete Mauricio Gut.

Veja a seguir o vídeo de apresentação da Esalq:

Venha estudar na Esalq (com Libras)

Segundo Caio Albuquerque, chefe da divisão de comunicação da escola, a inserção de Libras passa a ser uma determinação, vigente a partir de agora em todos os vídeos institucionais – com exceção das produções da TV USP Piracicaba. Para ele, isso mostra a mudança de postura da Universidade ao se preocupar em desenvolver uma comunicação que atenda a todas as pessoas. “A partir do diálogo entre os novos gestores da Esalq – que pela primeira vez em 122 anos elegeu uma diretora mulher – e a equipe da divisão de comunicação, definimos que a inclusão da Libras era algo fundamental”, explica.

Caio Albuquerque – Foto: Fabrice Desmonts/Câmara Municipal de Piracicaba

De acordo com Albuquerque, a Libras e as legendas nos vídeos são uma forma de atender ao maior número possível de pessoas, “dialogando com a sociedade de forma mais empática e assertiva”.

As produções atendem a uma demanda das Comissões de Coordenação de Cursos (CoCs), que indicaram a necessidade de um vídeo específico sobre o estudo na Esalq, destacando características da vida acadêmica na USP em Piracicaba, além de informações sobre acesso ao vestibular, permanência estudantil e possibilidades de intercâmbio.

Até 6 de outubro deste ano, estão abertas as inscrições para a Fuvest – o vestibular da USP. A Esalq oferece 430 vagas anuais, em sete cursos de graduação.

Saiba mais em: https://www.esalq.usp.br/

Veja a seguir o vídeo do Hino da Esalq:

*Sob supervisão de Tabita Said e Antonio Carlos Quinto