Revista “Estudos Avançados” destaca Alfredo Bosi e “Trabalho e exclusão”

Número 108 da publicação traz uma série de artigos sobre a obra e as ideias do crítico e professor e também sobre as formas de trabalho no mundo globalizado

 12/07/2023 - Publicado há 10 meses
Por
Capa da revista Estudos Avançados, número 108 – Foto: Divulgação/IEA

 

O número 108 da revista Estudos Avançados, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acaba de ser lançado e está disponível para download de maneira gratuita. A publicação traz artigos e ensaios sobre a obra de Alfredo Bosi, em um dossiê inteiramente dedicado a ele, além de reflexões acerca do mundo do trabalho em Trabalho e exclusão e da tradicional seção de Resenhas.

No dossiê Alfredo Bosi, 11 ensaios tratam da importância e das contribuições do crítico, historiador e professor emérito da USP Alfredo Bosi. “Bosi era antes de tudo um intelectual no sentido clássico do termo, homem criador de ideias voltadas a compreender o mundo e a transformá-lo. Sua erudição alcançava os mais distintos campos das humanidades e das artes. Seus olhares curiosos encontravam sentido onde o sentido parecia justamente faltar”, afirma o editorial da revista. O crítico literário também foi o primeiro editor da Estudos Avançados

As reflexões acerca da crítica literária de Bosi são o foco de boa parte dos ensaios. Em Traços da psicanálise “em duas figuras machadianas”, de Cleusa Rios P. Passos, o romance machadiano Memorial de Aires e a psicanálise são referenciadas por meio de uma análise sobre Uma figura machadiana, artigo autoral de Bosi. Já em Alfredo Bosi e as formas breves, de Diego A. Molina, o foco são as produções textuais do crítico sobre “o conto como forma”.

Em Pacto fáustico e resistência no poema “A máquina do mundo”, o autor Marcus Vinicius Mazzari traz o poema de Carlos Drummond de Andrade à tona em vista de catástrofes ecológicas recentes no Brasil e o relaciona ao pensamento de resistência proposto por Bosi. O conceito é revisto em outros ensaios, como em Diferentes formas da poesia resistência, de Fernando Baião Viotti – que também relaciona as reflexões à poesia de Drummond, mas dessa vez comparando-a às canções do norte-americano Bob Dylan.

Alcides Villaça – Foto: Cosac Naify via Youtube

O autor, aluno e amigo de Bosi, Alcides Villaça, relata em Alfredo Bosi: duas aproximações seus testemunhos pessoais e tece comentários sobre O ser e o tempo da poesia (1977). Villaça descreve a humanidade de Bosi como “um legado seu que marca o trâmite de suas reflexões, de seus ensinamentos, de seus compromissos culturais e políticos. A singularidade do crítico está, de fato, na aliança orgânica que ele promove entre todos os tempos que frequenta e interpreta, do mais íntimo ao mais aberto, na busca da compreensão integradora dos seres e dos fatos que elege para reconhecer”.

Completam o dossiê os ensaios Tempos de insônia – Graciliano Ramos e as inflexões do romance em 30, de Erwin Torralbo Gimenez; Poesia e guerra: ação e melancolia em Vallejo e Drummond, de Pedro Meira Monteiro; Dialéticas e políticas alteritárias na Dialética da colonização, de Ravel Giordano Paz; Cristianismo libertário e redenção em Roberto Rossellini e Pier Paolo Pasolini, de Paulo Roberto Ramos; Aganju, Xangô, Alapalá. Racismo religioso, resistência e justiça em Tenda dos milagres (o romance e o filme), de Soleni Biscouto Fressato; e Cinema de mulheres como resistência à ditadura a partir de uma fonte de pesquisa, de Ana Maria Veiga.

Trabalho e exclusão

Seis artigos compõem o dossiê Trabalho e exclusão, que analisa as circunstâncias que cercam o mundo profissional sob o contexto atual de intensa globalização. “Formas antes impensáveis de acumulação de capitais e de produção e distribuição de riquezas afetaram duramente as relações contratuais de trabalho, repercutindo em novas exigências profissionais”, diz o editorial.

Os autores Luciano Rodrigues Costa, Alessandra Gomes Mendes Tostes, Ana Pereira dos Santos e Bráulio Figueiredo Alves da Silva abrem a sequência de textos com Nas teias da escravidão: as percepções de trabalhadores resgatados de situações de trabalho escravo no Maranhão. O estudo, que foi financiado pela Organização Internacional do Trabalho e realizado no município de Açailândia, no Maranhão, trata dos resultados de uma pesquisa sobre Trabalho Escravo Contemporâneo (TEC). 

A partir dos relatos de trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão, foi possível traçar um perfil não só dos empregados, mas também dos aliciadores. As condições de vida e de trabalho a que eram submetidos, além do processo de aliciamento por parte dos proprietários das empresas, também são importantes informações que puderam ser observadas através dos resultados da pesquisa.

A relação entre trabalho e meio ambiente também está presente. Castanhais & quilombos do Alto Trombetas (PA): uma proposta de justiça socioambiental, de Felipe Souto Alves e Patrícia Chaves de Oliveira, analisa a relação mutualística entre a cadeia de produção da castanha do Pará, dos castanhais do Alto Trombetas e as comunidades tradicionais quilombolas da região. Já em Memórias da construção da Rodovia PA-458 de Bragança para Ajuruteua, nordeste do Pará, Costa Amazônica Brasileira, de Zenúbia Oliveira Silva, Francisco Pereira de Oliveira e César Martins de Souza, os impactos da construção da Rodovia PA-458 nos manguezais da região são o foco do estudo, construído a partir de relatos de moradores locais.

Outros três ensaios completam o dossiê Trabalhos e exclusãoA Convenção n.189 da OIT: notas sobre o processo de ratificação no Brasil, de Thays Monticelli e Alexandre Barbosa Fraga; Política agrícola para o agronegócio: uso de recursos públicos em benefício indireto de multinacionais estrangeiras, de Graciella Corcioli e Gabriel da Silva Medina; e Indígenas do deserto: beduínos do Negev. Congresso em Beer Sheva, 2000: o futuro dos povos indígenas, de Betty Mindlin.

A seção Resenhas fecha o número com discussões acerca de campos políticos, sociais e filosóficos, através dos textos Dialética e ação política: sobre o Dar corpo ao impossível de Vladimir Safatle, de Ronaldo Tadeu de Souza; Adorno, o fascismo e as aporias da razão, de Fabio Mascaro Querido; O que torna o governo representativo democrático?, de Gustavo Hessmann Dalaqua; Reflexões a partir de aspectos heideggerianos do ensaio de Lígia Gonçalves Diniz, de Rafael Fava Belúzio; e A compreensão feita de diálogos e silêncios, de Ieda Lebensztayn.

Estudos Avançados, número 108, 352 páginas, está disponível gratuitamente no site do IEA.

  • Sob orientação de Marcello Rollemberg

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.