Orquestra Sinfônica da USP toca Schumann e compositores brasileiros

Neste sábado, dia 24, às 16 horas, orquestra continua ciclo com obras de autores brasileiros e de Schumann

21/09/2022 - Publicado há 2 anos
Neste sábado, a Orquestra da USP fará mais um concerto da sua temporada 2019 – Foto: Klinsman Santana

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realiza neste sábado, dia 24, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, mais um concerto aberto à população em geral. Na ocasião, a Osusp dará continuidade à série de concertos com compositores brasileiros e obras de Schumann. A regência é de Carlos Moreno e traz uma estreia mundial, a obra Aussuba: Concerto para Trio de Percussão e Orquestra (2022), de Carlos dos Santos, com o trio Durum Percussão Brasil, composto por Leopoldo Prado, Riccardo Appezzatto e Rodolfo Vilaggio. Completam a apresentação a Sinfonia nº 4 em Ré Menor, op. 120, de Robert Schumann, e a Dança  Húngara nº 5, de Johannes Brahms, com orquestração de Martin Schmeling.

Fechando as apresentações de setembro, no dia 30, o Ciclo Bach-Haynes traz o terceiro encontro da série Manhãs no Café Zimmermann. Sob a regência e solo de cravo de Alessandro Santoro, serão executados os Concertos de Brandemburgo Números 2 e 4, de Bach, e os Concertos de Brandemburgo Números 8 e 10, que são adaptações para orquestra de obras de Bach feitas pelo maestro canadense Bruce Haynes.

Em outubro, estão previstas duas apresentações da Osusp no Anfiteatro Camargo Guarnieri, nos dias 8 e 21. No dia 21 a orquestra retoma o ciclo com compositores brasileiros e Schumann. Sob a regência de Tobias Volkmann, traz também o quarteto de trompas formado por Vitor Ferreira, Weslei Lima, Danillo Silles e Rafael Froes. O programa inclui Quiet City, de Aaron Copland, Suíte Vila Rica, de Mozart Camargo Guarnieri, e Peça Concertante para Quatro Trompas e Orquestra em Fá Maior, op. 86, de Robert Schumann.

No dia 21 a Osusp vai fazer uma homenagem a Antonio Lauro Del Claro pelos 60 anos de sua carreira. A regência e o solo de violoncelo são do próprio homenageado. O programa traz Adagio, de Arcangelo Corelli, Ponteio n. 48, de Mozart Camargo Guarnieri, Concerto nº 12 para Violoncelo e Orquestra em Mi Bemol Maior, de Luigi Boccherini, em sua primeira audição em São Paulo, e finaliza com Sinfonia n. 35 em Ré Maior k. 385, de Wolfgang Amadeus Mozart.

O Concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) acontece neste sábado, dia 24, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. Grátis. Parte dos 400 ingressos está disponível na plataforma Appticket. Outra parte será distribuída no dia do evento. A Osusp sugere ao público a doação de 1 quilo de alimento não perecível.