Rádio USP exibe a “Paixão Segundo São João”, de Bach, que faz 300 anos

Uma das maiores obras sacras da história da música, composição foi criada para celebrar a Semana Santa de 1724

 21/03/2024 - Publicado há 1 mês
O compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

 

A partir deste final de semana, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP, vai apresentar a monumental Paixão Segundo São João (BWV 245), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), uma das maiores obras sacras da história da música, que foi apresentada pela primeira vez na Sankt-Nikolaikirche, a Igreja de São Nicolau, em Leipzig, no leste do atual território da Alemanha, para celebrar a Semana Santa de 1724 – portanto há exatos 300 anos.

A Paixão Segundo São João descreve a paixão e morte de Jesus Cristo com base principalmente nos capítulos 18 e 19 do Evangelho de João. Com quase duas horas de duração, a obra será exibida na íntegra ao longo de três edições de Manhã com Bach, que vai ao ar aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas.

A Igreja de São Nicolau, em Leipzig, na Alemanha, onde a Paixão Segundo São João, de Bach, foi apresentada pela primeira vez, no dia 7 de abril de 1724 – Foto: Wikipédia

No primeiro programa da série, que será transmitido neste sábado, dia 23, e reapresentado no domingo, dia 24, serão ouvidos os primeiros 20 movimentos da obra, que narram a traição de Judas, a prisão e difamação sofrida por Jesus e o episódio em que o discípulo Pedro nega Jesus três vezes. No programa seguinte, previsto para os dias 30 e 31 de março, serão apresentados os movimentos 21 a 48, que reproduzem o interrogatório a que Jesus é submetido e a flagelação que ele sofre em seguida. No terceiro e último programa da série (dias 6 e 7 de abril), os ouvintes vão acompanhar os movimentos finais da obra (do movimento 49 ao 68), que destacam a crucificação e a morte de Jesus. A série vai se encerrar exatamente no dia em que, há 300 anos, a Paixão Segundo São João foi apresentada pela primeira vez. A chamada Sexta-Feira da Paixão de 1724 se deu justamente no dia 7 de abril.

A Paixão Segundo São João é anterior a outra obra de Bach que descreve os sofrimentos e morte do fundador do cristianismo, a Paixão Segundo São Mateus, de 1729. Ao que parece, Bach compôs no total cinco Paixões, mas só essas duas estão preservadas. A Paixão Segundo São Marcos sobreviveu somente em fragmentos, e músicos do século 20 tentaram reconstituí-la, com mais ou menos sucesso. Das outras duas Paixões possivelmente compostas por Bach, praticamente nada se sabe.

A Paixão Segundo São João (BWV 245), de Johann Sebastian Bach, será exibida a partir deste sábado, dia 23, às 9 horas, com reapresentação no domingo, dia 24, também às 9 horas, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.