Núcleo de estudos em artes cênicas da USP é tema de palestra

Evento on-line grátis vai mostrar a trajetória do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (Cepeca)

19/03/2024 - Publicado há 1 mês
Banner do evento – Arte: UFU

Uma palestra on-line gratuita sobre o Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (Cepeca) – núcleo de estudos ligado à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – será dada pela pesquisadora Evinha Sampaio nesta quinta-feira, dia 21, às 14 horas, no canal do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na plataforma YouTube. Na palestra – intitulada Cepeca: Um Coletivo de Individualidades (2007-2017) -, Evinha falará sobre as realizações do Cepeca nos primeiros dez anos de existência do centro de pesquisa. “Vou fazer um registro histórico-crítico das produções acadêmicas e artísticas do Cepeca”, afirma Evinha, que é doutora pela ECA e atuou como secretária-executiva do Cepeca por cinco anos.

Entre os temas abordados na palestra, Evinha vai analisar até que ponto as produções do Cepeca se apresentam como foco de resistência à produção cultural neoliberal, tendo como referência o conceito de “indústria cultural”, cunhado pelos sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, e as ideias dos pensadores franceses Pierre Dardot e Christian Laval expostas no livro Uma Nova Razão do Mundo: Ensaio Sobre a Sociedade Liberal. As pesquisas acadêmicas realizadas no Cepeca – que já resultaram em sete teses de doutorado e 23 dissertações de mestrado – também serão citadas na palestra, que faz parte do pós-doutorado de Evinha.

Fundado pelo professor Armando Sérgio da Silva, que morreu em fevereiro de 2023, e hoje coordenado pelo professor Eduardo Tessari Coutinho, o Cepeca tem como objetivo “abarcar, refletir e experimentar diferentes caminhos para a elaboração da ação cênica a partir do ponto de vista do ator-pesquisador”, conforme se lê no site do centro. Entre suas atividades estão a produção de espetáculos teatrais originários de pesquisas desenvolvidas no centro e a divulgação de novas metodologias, exercícios e resultados cênicos.

A palestra Cepeca: Um Coletivo de Individualidades (2007-2017), de Evinha Bastos, será realizada nesta quinta-feira, dia 21, às 14 horas, canal do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na plataforma YouTube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.