Minicurso on-line grátis aborda a formação docente em matemática

Promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, evento acontece nesta terça-feira, dia 26, às 19 horas, com transmissão ao vivo pela internet

 25/09/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 10/10/2023 as 13:32
O aperfeiçoamento do ensino de matemática no Brasil é o objetivo do minicurso que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – Foto: jcomp/Freepik

 

Ideias Sobre Formação Docente em Matemática e Tecnologias é o nome do minicurso gratuito que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promoverá nesta terça-feira, dia 26, às 19 horas, através do canal da cátedra na plataforma Youtube. O evento tem a curadoria dos professores Nilson José Machado e Júlio Stern.

De acordo com a ementa do minicurso, serão expostas diferentes concepções de matemática e ações docentes, que entrelaçam a língua portuguesa, a lógica, a matemática e as tecnologias. Serão discutidas questões ligadas a ideias típicas da matemática, como bit, infor, chunk, programa, problema, projeto, algoritmo, contradição, dilema, sistema formal e narrativas. Outros temas que terão destaque no minicurso, de acordo com a ementa, são “Ideias fundamentais na matemática e seu transbordamento para outras disciplinas: equivalência e ordem, acaso e determinismo, variação e invariância, proporcionalidade e interdependência” e “Modos de apresentação dos conteúdos disciplinares: exploração de centros de interesse transdisciplinares e/ou exploração das ideias fundamentais visando ao transbordamento para outras disciplinas”.

O minicurso Ideias Sobre Formação Docente em Matemática e Tecnologias, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta terça-feira, dia 26, das 19h às 21h30, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em obter certificado de participação devem se informar neste link. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.