Melhoria da escola pública ajuda o ensino privado, diz docente

Especialistas discutem a educação no Brasil em live que marcou lançamento do dossiê “Ensino Público”

 29/01/2021 - Publicado há 3 anos

Assista no link abaixo à live Ensino Público, realizada no dia 29 de janeiro de 2021, que marcou o lançamento do dossiê Ensino Público, publicado na edição número 127 da Revista USP.

https://www.youtube.com/watch?v=TK_Rntq2noc&t=1733s

Quando o ensino público vai mal, o ensino privado também vai mal. A melhoria das escolas públicas contribui para o aumento da qualidade das escolas particulares, que – com exceção de poucos colégios onde são cobradas elevadas mensalidades – possuem condições de trabalho semelhantes, ou até piores, às dos colégios municipais ou estaduais. Por isso, para que a qualidade da educação no Brasil aumente – em todas as regiões do País -, é necessário melhorar as condições do ensino público.

Capa da edição 127 – Ensino Público – Foto: Reprodução

Foi o que disse o professor Rubens Barbosa de Camargo, da Faculdade de Educação da USP, durante a live Ensino Público, promovida pelo canal da USP no Youtube nesta sexta-feira, dia 29. A live marcou o lançamento do dossiê Ensino Público, publicado no número 127 da Revista USP. A publicação faz parte de uma trilogia, que inclui os dossiês Saúde Pública e Segurança Pública, a serem lançados nas próximas edições da revista, como mostrou o Jornal da USP em matéria publicada em 8 de janeiro.

A live contou com a participação do professor Evaldo Piolli, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenador do dossiê Ensino Público. “O dossiê foi organizado pensando em trazer textos para o leitor que discutissem a importância da defesa do ensino público em todos os níveis no nosso País”, destacou Piolli na live. “Estamos diante de uma agenda ultraliberal, conservadora, de guerra ideológica, que se estabeleceu contra a educação em todos os níveis, uma agenda regressiva”, acrescentou, justificando a necessidade de defender a educação pública.

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Essa “guerra ideológica” citada por Piolli foi comentada também por Rubens de Camargo. Falando sobre a disseminação do uso dos meios de educação a distância, fortalecida pela pandemia do novo coronavírus, o professor da Faculdade de Educação da USP alertou que as empresas do Brasil e do exterior que atuam no setor veem esses meios como “oportunidades de negócios”, não como formas de melhorar a educação. Para Camargo, a escola é mais do que apenas um lugar que transmite conteúdos para o aluno ser aprovado nas provas. “A escola estabelece valores, relações, aconchego, olhares, que de certa maneira nos fazem humanos”, destacou.

A live Ensino Público teve a moderação do jornalista Marcello Rollemberg, da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, que edita a Revista USP.

Assista à live Ensino Público clicando no link acima.

A Revista USP, número 127, que traz o dossiê Ensino Público, está disponível na íntegra, gratuitamente, neste link.


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