Narrativas feitas por alunos são usadas na aprendizagem de física

Atividade de produção de texto em aulas de ciências desperta o interesse de alunos do ensino médio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Ao estudar textos originais da História da Ciência, o professor do Instituto de Física (IFUSP), Ivã Gurgel, notou que a narrativa era um recurso utilizado na exposição das ideias. A partir disso, ele passou a implementar a produção de textos ficcionais no processo de aprendizado da matéria no ensino médio.

O professor explica que essa iniciativa faz os estudantes mais interessados em outras áreas do conhecimento se sentirem contemplados no ensino. Além disso, segundo o professor, o apelo da atividade ajuda o aluno a utilizar sua criatividade no ensino. Sem a necessidade de uma narrativa escrita, se pode utilizar o vídeo e assim trazer a cultura do estudante para dentro da sala de aula.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados