A viola caipira, suas origens e impacto na sociedade brasileira são abordados no livro História e Cultura no Som da Viola, do violeiro e professor da USP Ivan Vilela, que será lançado pela Ateliê Editorial neste sábado, dia 10, às 15 horas, na Livraria Cabeceira, na Vila Romana, Zona Oeste de São Paulo.
Com 24o páginas, o livro constitui uma defesa das culturas e dos saberes populares. “Das muitas raízes que teve, a viola hoje cria asas”, escreve o professor em História e Cultura no Som da Viola, como destacou o Jornal da USP em matéria sobre o livro, publicada em junho passado (leia aqui). “Olhando agora, penso que tenha sido fundamental a permanência da viola no âmbito das classes mais pobres, que historicamente são menos mutáveis no que toca aos costumes e usos de artefatos.”
Ivan Vilela é professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde ministra o curso de Viola Caipira. Mineiro de Itajubá, é também compositor e arranjador. Doutor em Psicologia Social pela USP com a tese Uma História Social da Música Caipira – defendida em 2011 -, já gravou 12 discos, entre eles Trilhas, de 1994, indicado para o Prêmio Sharp, e Mais Caipira, de 2010.
O livro História e Cultura no Som da Viola, de Ivan Vilela, será lançado neste sábado, dia 10, às 15 horas, na Livraria Cabeceira (Praça Alfredo Weiszflog, 38, Vila Romana, em São Paulo, em frente ao Teatro Cacilda Becker). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 99864-7074.