Complexidades humanas são tema de mostra em Bauru

Exposição “CompleqCidades” fica em cartaz até 30 de junho no Centro Cultural da USP

19/06/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 21/06/2023 as 12:52
Cartaz da exposição – Foto: Divulgação

Até o próximo dia 30, o Centro Cultural da USP, em Bauru, realiza a exposição coletiva CompleqCidades, com curadoria de Ana Marian Barbosa Machado e Amanda Helena Gimeno. A mostra foi aberta no dia 15 passado, com um sarau do grupo literário Expressão Poética, que também apoia o evento.

Na exposição, seis artistas – Elis Mariano, Vagner Santos, Graziela Simeão, Greifo, Laura Malini e Rebeca Dorigo – expõem 52 obras, que abordam as complexidades humanas e as multiexperiências do viver em sua própria cidade.

Com técnicas digitais, aquarela, guache e pinturas a óleo, os artistas compõem um mosaico de seus sentimentos, expressos por ilustrações surreais e imagens do dia a dia. Para marcar a diversidade da arte exposta, a mostra conta ainda com uma história em quadrinhos (HQ), que relata a rotina de um motorista de aplicativo.

Os artistas

Laura Malini, uma artista plástica e designer de 20 anos, se apaixonou pela arte por conta de sua mãe, que era professora de artes e vivia com ela em uma casa com vários artistas. Mais tarde, quando voltou a ter contato com seu pai, que é um pichador da zona leste de São Paulo, começou a grafitar. Desenvolve nos seus trabalhos um ar místico e quer que cada obra conte uma história para quem a vê. Gosta de cores vibrantes, personagens surreais e luz. Também ama mitos e ícones. Suas obras expostas em CompleqCidades são pinturas a óleo e digitais.

Greifo nasceu em Bandeirantes (PR). Depois de ter aulas de desenho com Aucione Torres, começou a trabalhar profissionalmente em 1988, no Jornal da Cidade de Bauru, fazendo ilustrações para o suplemento JC Criança e para outros cadernos temáticos. Nessa mesma época,  ilustrou capas de cadernos e se dedicou ao mundo dos desenhos animados – sua segunda paixão no campo dos desenhos. Atuando como free-lancer, fez ilustrações para a série de livros de ficção científica Perry Rhodan, para a Editora SSPG, e outros.

Rebeca Dorigo, 18 anos, nascida na cidade de Bauru, é artista e ilustradora digital. Tem conhecimentos sobre diversos materiais e técnicas, inclusive a técnica do impressionismo, sendo esta a sua maior inspiração, uma referência para as características de suas obras. Inspira-se nas emoções e valoriza a boa obra e sua pintura. Paz e reflexões podem ser transmitidas para as pessoas através dos quadros e tintas, acredita. As obras expostas são em tinta acrílica.

Elis Mariano tem 19 anos, é bauruense e técnica em processos gráficos. A arte sempre balançou o seu coração, diz. Desenha desde que se entende por gente e, quanto mais aprende da área, mais se apaixona. Fica muito feliz por participar da exposição, pois, como diz, “nada como expor o que vem de dentro”. Espera que gostem das suas artes digitais que escolheu mostrar.

Vagner Fernandes dos Santos, cartunista e poeta membro fundador do grupo Expressão Poética, apresenta tirinhas digitais do cotidiano de um motorista de aplicativo. A página Momentos Uberisticos (@momentos_uberisticos) tem divulgado situações reais vividas por um motorista de aplicativo. Ela resultou em dois livros publicados.

Graziela Simeão é técnica em enfermagem e apaixonada por todas as artes. Ela afirma: “Eu amo as estruturas do corpo humano e colocar isso como arte me faz feliz”. Entre outras vertentes é uma artesã que dá vida nova a objetos descartados. A inspiração vem do dia a dia e com o trabalho em hospitais. Aquarela é a técnica empregada nas ilustrações expostas em CompleqCidades.

A exposição CompleqCidades fica em cartaz até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br.

Marianne Ramalho, de Bauru