A importância da ciência e da tecnologia

A exemplo de Roosevelt, presidente Joe Biden, dos EUA, recorre a cientistas para orientar políticas em “benefício do povo americano”

Fotomontagem: Reprodução/Wikimedia Commons/SoYummy/Inisagrado/Instagram Potus

 

No último dia 20 de janeiro, o presidente Joe Biden, dos EUA, ainda na condição de eleito, enviou uma carta com cinco perguntas a Eric S. Lander (PhD), presidente e diretor-fundador do Broad Institute of Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard University, com o intuito de “receber recomendações sobre estratégias gerais, ações específicas e novas estruturas que o governo federal deveria adotar para assegurar que o país continue a orientar o poder integral da ciência e da tecnologia em benefício do povo americano”.

Biden citou como inspiração a carta que o presidente Franklin Delano Roosevelt endereçou, em 1944, ao dr. Vannevar Bush, seu consultor científico, perguntando “como a ciência e a tecnologia poderiam ser aplicadas, da melhor maneira, em benefício da saúde, da prosperidade econômica e da segurança nacional nas décadas seguintes à 2ª Guerra Mundial”.

As cinco perguntas endereçadas a Lander foram (em tradução livre):

1. O que podemos aprender com a pandemia, sobre o que é possível – ou deveria ser possível – para atender ao mais amplo leque de necessidades relacionadas à nossa saúde pública?
2. Como descobertas científicas e tecnológicas podem criar novas soluções para enfrentar os desafios climáticos – acelerando mudanças nos mercados, impulsionando um vigoroso e rápido crescimento econômico, garantindo o bem-estar na saúde e estimulando o crescimento de empregos, especialmente em comunidades que foram deixadas para trás?
3. Como podem os Estados Unidos assegurar que são o líder mundial em tecnologias e nas indústrias do futuro, que serão críticas para a nossa prosperidade econômica e segurança nacional, especialmente na competição com a China?
4. Como garantir que os frutos da ciência e da tecnologia serão totalmente compartilhados pela América e entre todos os americanos?
5. Como assegurar a integridade a longo prazo da ciência e da tecnologia em nossa nação?

Já empossado, o presidente Joe Biden nomeou Lander como consultor presidencial para a Ciência e o também diretor do Escritório de Políticas para Ciência e Tecnologia (OSTP).

Leia aqui o teor integral da carta do presidente Joe Biden.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.