Supera Parque inaugura Container Park para impulsionar a inovação e o empreendedorismo na região

O novo espaço foi construído com contêineres de transporte marítimo reutilizados e aumenta em 3,6 mil m2 a capacidade do Supera Parque em receber novas empresas

Publicado: 11/06/2024
Inauguração do Container Parque no Supera Parque em Ribeirão Preto – Foto: Rose Talamone

Na segunda-feira, dia 10 de junho, foi inaugurado, na cidade de Ribeirão Preto, o Container Park, o mais novo espaço empresarial do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, localizado no campus da USP. Com uma área total de 3,6 mil metros quadrados, dividida em 10 módulos de 150 metros quadrados cada, o empreendimento recebeu investimentos de cerca de R$ 11 milhões.

O  espaço foi construído com 42 contêineres marítimos reutilizados e adaptados, que foram equipados com isolamento térmico e acústico para garantir o conforto dos usuários. Além do complexo empresarial, o Container Park também vai abrigar praça de eventos, terraço para relaxamento, sala de treinamentos, cafeteria e espaços de descompressão. No local também funcionará um novo coworking do Supera Parque, em parceria com o Senai, que instalará no local o UPLab Senai, espaço de aceleração de startups, com capacitações e conexão delas com a indústria e com os institutos de tecnologia do Senai.

No seu discurso, durante a inauguração do Container Park, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior,  destacou a importância da inovação, da ampliação de parcerias e da criação de novos espaços dedicados ao desenvolvimento tecnológico e empresarial, tanto para a instituição quanto para a cidade. “A Universidade está extremamente comprometida com inovação. O Container Park é uma estrutura que, certamente, fortalecerá ainda mais a capacidade inovadora do nosso campus.”

Carlotti frisou que a USP tem uma longa tradição na formação de pessoas e na geração de conhecimento. “Nosso objetivo é transferir esse conhecimento para a sociedade, melhorando a qualidade de vida dos paulistas e dos brasileiros. Criamos uma Pró-Reitoria que agora é dedicada à pesquisa e à inovação. Queremos que a inovação esteja próxima da pesquisa, para que possamos transformar o conhecimento em benefícios concretos para a sociedade”, afirmou.

O reitor destacou, ainda, o compromisso da Universidade com o apoio a startups e novas empresas tecnológicas. “Quando assumi a Reitoria, tínhamos uma empresa e, hoje, temos sete empresas atuando no Supera Parque e estamos trabalhando para ampliar ainda mais esse número”, disse. Segundo ele, o objetivo é ter mais 66 empresas ocupando o espaço, com a presença de alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado para trabalhar juntos com empresários e formar um novo sistema de produção no Brasil.

Expansão do Supera Parque

Para o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, diretor presidente da Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto (Fipase) e gestor do Supera Parque, Sandro Scarpelini, esse é um marco significativo para a inovação e o empreendedorismo na cidade. “Esse prédio começou na metade da pandemia. Tínhamos um projeto para construir e usar mais de 40 contêineres, mas a China parou de fabricar, mas a determinação da equipe prevaleceu”, explicou, referindo-se ao impacto da crise global na obra.

Scarpelini enfatizou a importância da nova estrutura para a expansão das startups no parque. “Nosso maior problema no Supera Parque hoje é o espaço para absorver novas startups e esse novo prédio tem capacidade para acomodar pelo menos dez empresas adicionais.”

Sete empresas já se preparam para ocupar o Container Park, que tem praça de eventos, terraço para relaxamento, sala de treinamentos, cafeteria e espaços de descompressão – Foto: Fernando Gonzaga/Prefeitura Municipal

O diretor anunciou os planos futuros, incluindo a construção de um novo prédio dedicado exclusivamente à saúde, uma área de forte vocação do parque. “Conseguimos obter um financiamento da Finep de R$ 14 milhões e mais R$ 5 milhões da Prefeitura Municipal. Esse avanço me traz muita esperança na inovação, porque precisamos desenvolver tecnologias novas”, refletiu, ressaltando a necessidade de independência tecnológica no setor de saúde do Brasil.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, comemorou o fato de a cidade estar inaugurando o maior empreendimento de inovação da América Latina, feito com 42 contêineres marítimos e que já tem sete empresas selecionadas por meio de licitação, proporcionando um ambiente propício para o crescimento de startups e empresas de tecnologia. “Hoje, ocupamos toda essa área com sete empresas, e já estamos prontos para abrir novas licitações,” comentou Nogueira. Ele ressaltou a parceria com o Senai e a importância de investimentos contínuos para fortalecer o ecossistema de inovação da cidade.

Duarte Nogueira também mencionou o impacto econômico positivo gerado pelo empreendimento. “São 600 postos de trabalho qualificados, que geram desenvolvimento para a nossa cidade”, afirmou. Além disso, ele revelou que novos investimentos estão a caminho, incluindo uma parceria com a USP para expandir a infraestrutura do parque.

Supera Parque

Resultado de um convênio entre a Prefeitura Municipal, a USP e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o Supera Parque foi criado em 2014 e atualmente conta com 79 empresas instaladas, distribuídas entre Incubadora de Empresas, Centro de Negócios, Container Park e loteamento. No local também funciona o Supera Centro de Tecnologia, que conta com nove laboratórios que realizam testes e ensaios.

O Supera Parque é, ainda, sede do Polo de Inovação em Software e do APL da Saúde e executor, para toda a região de Ribeirão Preto, do programa da Apex de estímulo à exportação, atendendo a mais de 170 empresas.