Startup oferece curadoria de informações da área de saúde para criadores de conteúdo

Incubada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, o Dr. Fisiologia é uma startup criada por pós-graduados da USP que oferece informações confiáveis e didáticas da área de saúde para empresas, laboratórios, jornalistas e criadores de conteúdo

 12/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 14/07/2023 as 11:02
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Isabelle Rodrigues e Renata Steinbach da startup Dr. Fisiologia participam de feira de negócios – Foto: Instagram/Dr. Fisiologia

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Em época de desinformação e de fake news, um grupo de pós-graduados da USP, formado pela médica veterinária Isabelle Rodrigues, o farmacêutico e bioquímico Rafael Appel, doutores em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e os engenheiros Thiago Bertolini e Renata Steinbach, criou uma startup para suprir a demanda por informações confiáveis. 

Batizada de Dr. Fisiologia, a base dos serviços da startup é difundir conhecimento científico e da saúde, humana ou animal, de maneira didática, para a criação de conteúdos para as redes sociais, blogs ou sites, especialmente para quem escreve para a área da saúde. A plataforma oferece toda a curadoria e informação da área da saúde com direcionamento, objetivo, referências e CTA (Call to Action), estratégia de marketing digital para atrair a atenção para uma ação, para que os comunicadores, jornalistas e criadores de conteúdo possam utilizar dessa plataforma para escrever.  “O Dr. Fisiologia enxergou que a fonte da informação é tão importante quanto o poder da escrita”, conta Isabelle. 

Criado inicialmente como uma página no Instagram, focada em conteúdos didáticos e informativos, o Dr. Fisiologia logo chamou a atenção de empresas do setor de saúde e, com o impulso da pandemia, se transformou em startup em setembro de 2020.  Ao longo de três anos, a startup já conquistou 25 clientes e tem perspectivas de crescimento contínuo.  “A necessidade de informação aumentou significativamente, assim como o reconhecimento por parte dos profissionais de saúde que trabalham nessas empresas, que hoje são ou foram nossos clientes, e entenderam a importância de se posicionar e evitar casos de fake news e informações divergentes.” 

Páginas da startup Dr. Fisiologia explicando o trabalho com informações na área de saúde – Foto: Reprodução/Dr. Fisiologia

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Renata, diretora de marketing do empreendimento, conta que o processo de produção de conteúdo da empresa começa com uma análise do cliente, com identificação do público-alvo, persona e localidade que o cliente deseja atingir. Essa análise, diz Renata, é repassada aos consultores científicos e redatores do Dr. Fisiologia, que mapeiam completamente a temática e encontram uma solução para comunicar essas informações ao público-alvo estabelecido. “Essas informações são transformadas em um briefing, que é aprovado pelo cliente antes da criação final do conteúdo que será comercializado e publicado, por exemplo, em um blog ou rede social, ou utilizado como um e-book.”

E todo esse trabalho se justifica, pois a cada 1 minuto, mais de 70 mil pesquisas no Google operam na temática da saúde, destas, dois terços dos resultados são imprecisos e inconclusivos, acarretando problemas como a desinformação e a propagação de fake news, de acordo com dados de 2020 da Edith Cowan University. “Atualmente, o Dr. Fisiologia é uma fonte confiável de informação para todos os produtores de conteúdo e que pode ser facilmente consultada pela plataforma on-line”, afirma Isabelle.

Da esquerda para a direita: Thiago Bertolini, Isabelle Rodrigues, Rafael Appel e Renata Steinbach – Foto: Gabriel Soares

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Conversa entre amigos 

Incubada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto desde 2020, o Dr. Fisiologia, até maio deste ano, já encaminhou mais de 200 direcionamentos de conteúdos, determinando ação ou campanha para um site, página ou oferta específica, e 1.775 conteúdos exclusivos, como posts em redes sociais, artigos para blogs, vídeos, e-books ou qualquer outro tipo de conteúdo criado exclusivamente para uma campanha.

“Eu brinco muito que, como acadêmica, eu tinha um pouco de dificuldade de transformar meu conhecimento em algo que pudesse ser compartilhado com as pessoas, assim como o Rafael. Foi quando a Renata e o Tiago se juntaram a nós, trazendo uma mentalidade inovadora e de desenvolvimento. Eles olharam para tudo o que fazíamos e questionaram por que os resultados e pesquisas que desenvolvemos não poderiam ser compartilhados”, comenta Isabelle.

Dica para planejamento de conteúdos divulgada pelo Dr. Fisiologia – Foto: Instagram

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Com a conversa entre amigos, a médica veterinária logo percebeu que ao adaptar e comunicar os conteúdos científicos em uma linguagem acessível e precisa, seria possível transmitir para a sociedade resultados de pesquisas acadêmicas que poderiam ter um enorme valor para a sociedade, assim nasceu a página no Instagram. 

Isabelle comenta que a startup surgiu em resposta à demanda das empresas da área da saúde, que viam os conteúdos publicados na conta do Dr.Fisiologia no Instagram e buscavam dicas para produzir conteúdo científico daquela forma didática. “Esse projeto representa uma expansão nos serviços tecnológicos de comunicação na área da saúde, fortalecendo o ecossistema de inovação da cidade de Ribeirão Preto como polo de ensino, pesquisa, negócios e tecnologias em saúde.”

Para conhecer o Dr. Fisiologia acesse este link e siga a startup na rede social Instagram.

Ouça abaixo entrevista das criadoras do Dr. Fisiologia Isabelle e Renata à Rádio USP.

Logo da Rádio USP

*Sob supervisão de Rose Talamone e Ferraz Junior


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