Simulado da Corte Internacional de Haia vai julgar conflito entre Rússia e Ucrânia

O evento é gratuito e tem como objetivo aperfeiçoar a prática jurídica dos alunos da FDRP

 14/10/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Justiça – Foto: Ascom/TRT14

 

Na quarta-feira (19/10), a partir das 18h30, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP promove evento com simulação de julgamento da Corte Internacional de Justiça da Organização das Nações Unidas (ONU). O julgamento simulado será sobre as acusações de genocídio no conflito entre Rússia e Ucrânia.

O evento, gratuito e aberto ao público, é organizado pela Ágora, entidade de prática jurídica e aperfeiçoamento dos estudantes da FDRP e conta com a participação de graduandos da unidade e convidados que atuam na área, compondo a corte do julgamento. 

Corte Internacional de Justiça 

Conhecida como Corte de Haia, foi estabelecida na Carta das Nações Unidas em 1945 com o intuito de ser o principal órgão de soluções jurisdicionais de controvérsias entre Estados no âmbito internacional. A corte possui duas atribuições principais. A primeira, é resolver disputas entre Estados-Nações e a segunda é dar pareceres jurídicos para a Assembleia Geral da ONU, o Conselho de Segurança, e outros órgãos ou agências legitimadas. 

Mais informações aqui

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.