Show da cantora Teresa Cristina é destaque no “Express Cultura” desta quarta-feira (1º/3)

Artista promete viagem pela história do samba no palco do Theatro Pedro II

01/03/2023 - Publicado há 1 ano
Teresa Cristina inaugura o palco do Pedro II em 2023 – Foto: URES/Cosmo Produções
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (1º/3) traz como destaque o show da cantora Teresa Cristina, que abre a programação do Theatro Pedro II em 2023. Acompanhada por uma banda só de mulheres, a artista promete uma emocionante viagem pelo samba e seus intérpretes negros com o espetáculo Um Sorriso Negro. A apresentação é uma parceria com o Sesc Ribeirão e os ingressos já estão esgotados. Teresa Cristina deve subir ao palco do Theatro às 20h. Para mais informações, ligue (16) 3977-4477.

O Sesc também promove a oficina Luminária Geek com Led na Biblioteca Sinhá Junqueira. O encontro busca ensinar a criar uma luminária em um bloco de vidro a partir de jateamento e cordão de led. Tudo isso com a temática geek. A oficina é gratuita, com limite de 15 pessoas por turma, e acontece em dois horários: das 14h às 17h e das 18h às 21h. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, Centro. A criação de luminária com led faz parte da preparação para o @Geek, evento que acontece neste fim de semana e também é promovido pelo Sesc. Estão programadas apresentações, oficinas, jogos e até desfiles de cosplay com acesso livre. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

A Biblioteca Sinhá Junqueira realiza o projeto Lugar da Escuta, um encontro voltado à reflexão e aos cuidados masculinos, e uma roda de conversa em que todos podem compartilhar suas próprias experiências de vida. O objetivo é possibilitar mudanças culturais e de comportamento. O tema da conversa desta quarta é Homem, como você se vê diante do feminismo?. O encontro acontece às 19h e tem acesso livre. A Biblioteca Sinhá Junqueira também anunciou o tema do mês de março: A força da literatura brasileira. O destaque é a roda de conversa com a escritora e poetisa Ryane Leão no dia 25/3. Também serão promovidas outras atividades, como oficinas, apresentações de música e teatro, contação de histórias, jogos interativos e lançamento de livro.

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto tem inscrições abertas para as escolas interessadas em receber o projeto Terra e Água, uma parceria com a GS Inima Ambient. A ação busca abordar a temática da natureza de forma lúdica para alunos do quarto ano do ensino fundamental. Serão duas apresentações semanais, cada uma com 50 minutos de duração, em diferentes escolas. No projeto, serão montadas maquetes, além da distribuição de materiais didáticos e da contação de histórias. As escolas interessadas devem ligar para (16) 3911-1050 para realizarem a inscrição. A Fundação do Livro e Leitura também recebe hoje o Sarau do Grupo de Médicos Escritores. O encontro tem na programação, além de escritores, músicos e poetas. O evento começa às 20h. A entrada é gratuita e aberta ao público. A Fundação fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.

As exposições simultâneas no Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) chegam aos últimos dias. Os interessados em visitar as obras têm até sábado (4/3) para conhecer Balada, de Osvaldo Carvalho, Breve Lançamento, de Heloisa Lodder, Paisagens Bioindicadoras, de Marcella Moraes, Fazer e Desfazer Paisagens, de Jussara Marangoni e Corina Ishikura, além dos diálogos a partir de obras do acervo, do Núcleo Educativo Marp. O local tem dois horários de funcionamento até sexta-feira (3/3): das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30. No sábado, a visitação acontece das 9h às 15h. O Marp está localizado na Rua Barão do Amazonas, 323, no Centro.

Na programação musical, o Terraço Pizza Bar convida o cantor Hudson de Moraes com seu repertório com muito rock nacional. O artista também é baixista na banda autoral Pitoresco. O Terraço fica aberto das 17h30 à 0h e está na Rua Américo Brasiliense, 1.565.

Também tem show no Vila Dionísio, onde a banda The Capitals se apresenta. O grupo traz músicas famosas do indie rock e sobe ao palco às 22h. Os ingressos individuais custam R$ 15,00 e o voucher, com consumo pré-pago, é R$ 80,00. A reserva de mesas pode ser feita neste link. O Vila Dionísio fica na Rua Eliseu Guilherme, 567, no Jardim Sumaré.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.