“Express Cultura” entrevista o músico Isaque Martins e dá dicas para o final de semana em Ribeirão

Martins, preparador vocal do Coral da USP, fala sobre o concerto “Encontros e Despedidas” no sábado, às 19h30, no anfiteatro da Faculdade de Direito

02/12/2022 - Publicado há 1 ano
Coral da USP – Foto: Matheus Araújo

O Express Cultura desta sexta-feira (2/12) entrevistou o preparador vocal do Coral da USP, Isaque Martins, que deu detalhes do concerto Encontros e Despedidas que o Coral da USP Ribeirão Preto realiza neste sábado (3/12), às 19h30, no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. A apresentação reúne o Coral Feminino Zênite, o Coro Universitário e o Madrigal Revivis num repertório diversificado que promete levar o espectador a uma viagem pelo tempo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados on-line.

Ainda hoje (2/12), o grupo Terra Preta se apresenta com samba de roda às 19 horas, no Coreto da Praça Quinze de Novembro, comemorando o Dia do Samba. E a festa do samba continua no local, às 20h30, numa grande roda de samba com diversos músicos da cidade.

No Bar do Chorinho, Rua Daniel Kujawski, 588 – Jardim Macedo, também tem comemoração em dose dupla; às 18 horas, apresentação do grupo formado só por mulheres, Soberanas do Samba. E, às 23h30, é a vez do grupo Batuque de Obá.

A roda de samba invade também o Armazém Baixada, Rua Duque de Caxias, 141, às 15 horas, com os grupos Chega Pra Sambar, Nossa Cadência e o músico Caio Ferreira.

No sábado (3/12), Isisson de Oliveira abre sua exposição Paisagem Intuitiva. São cerca de 50 obras de arte disponíveis para visitação e compra que retratam paisagens naturais com diferentes pontos de vista e ângulos, trabalhando a perspectiva. O evento é gratuito e acontece no Ateliê Maria Dias, na Rua São Sebastião, 818, Casa 2, no Centro de Ribeirão Preto.

A Companhia Variante apresenta, neste sábado, o espetáculo A cruzada dos corações puros (Ou quem inventou a guerra?) às 16 horas, no Sesc de Ribeirão Preto, Rua Tibiriçá, 50. Inspirado em uma poesia de Bertolt Brecht, a peça fala sobre um grupo de crianças que faz uma expedição para encontrar o autor do livro A História Mundial. O espetáculo é gratuito e livre para todos os públicos.

Ainda no sábado, o Sesc de Ribeirão Preto apresenta o projeto Sopa de Letrinhas com a educadora Sueli Alfé, das 10h30 às 12h30. O projeto busca aproximar a primeira infância da literatura através de mediação de leitura, ajudando as crianças na construção do vínculo com os livros. O projeto é livre, gratuito e acontece todos os sábados.

No domingo (4/12), às 10h30, no Theatro Pedro II, o Instituto Aparecido Savegnago apresenta um concerto artístico-pedagógico com participação do maestro Guilherme de Carvalho, além de alunos e alunas de música e artes visuais. A apresentação traz canções folclóricas como Nesta rua, Canoa virou, Peixe vivo e Pastorzinho. O concerto tem entrada e classificação livres. O Pedro II fica na Rua Álvares Cabral, 50, centro.

Para quem prefere atividades ao ar livre, o Sesc Ribeirão promove o projeto Praça de Brincar, no domingo, na Praça Doutor Anderson Rodrigo de Castro, conhecida como Praça do Periquito, na Rua Aloísio de Azevedo, 1.739 – Jardim Piratininga. O projeto desenvolve práticas com atividade física, esporte, literatura, circo, dança, sustentabilidade, tecnologia e artes, por meio de ações educativas e de lazer. O evento é livre.

No domingo, às 17h30, também tem apresentação do Especial Djavan com a Banda Lilás. Formada por Alexandre Castro, Juliano Brasília, Felipe Poch e Caê, o grupo traz os sucessos do cantor Djavan. O especial é na Fábrica de Extintores, na Rua Flávio Uchôa, 2151, bairro Campos Elísios.

Ainda no domingo, às 15h, o Rústika Bar, Rua Olavo Bilac, 1180, no bairro Jardim Sumaré, traz um Festival de Rock com apresentações das bandas Durango 95, Nevermind, Runaway, Wicked Match, Uncle Tucker, The Musquitles e a banda ribeirão-pretana Rock Water.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Laura Oliveira e Vinicius Botelho, estagiários.