Professores da USP buscam financiamento coletivo para lançar gratuitamente livro digital sobre semiologia

A iniciativa pretende arrecadar R$ 100 mil e os doadores receberão um certificado digital personalizado em reconhecimento à colaboração

19/12/2023 - Publicado há 5 meses
Capa do livro físico Semiologia Geral e Especializada lançado pela primeira vez em 2013 – Foto: Divulgação

Docentes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP lançaram uma campanha de crowdfunding – financiamento coletivo – para transformar um livro essencial para estudantes de medicina e profissionais da saúde em um e-book gratuito para o público em geral.

O livro físico Semiologia Geral e Especializada foi lançado pela primeira vez em 2013, sob autoria de José Antônio Baddini Martinez, docente aposentado da Divisão de Pneumologia do Departamento de Clínica Médica, Márcio Dantas, professor da Divisão de Nefrologia, e Júlio César Voltarelli, professor da Divisão de Imunologia Clínica, falecido em 2012, todos da FMRP.

A obra esgotou-se rapidamente devido à sua relevância e, recentemente, passou por uma extensa atualização, com a inclusão de novos capítulos. Agora, os responsáveis pelo projeto buscam tornar o conteúdo ainda mais acessível, disponibilizando-o gratuitamente de forma on-line.

O projeto visa arrecadar, por meio de doações, R$ 100 mil, que serão utilizados para cobrir os custos de revisão, diagramação e editoração do e-book. A nova versão deverá contar com cerca de 1.000 páginas, 78 capítulos, 740 figuras e 317 tabelas, resultado da colaboração de 158 autores, a maioria ligada à FMRP.

Segundo os organizadores, “esta iniciativa não apenas representa um marco na disseminação de conhecimento médico, mas também destaca a importância da colaboração da comunidade para tornar a educação acessível a todos”.

Financiamento coletivo

O lançamento da campanha de crowdfunding destaca o compromisso dos envolvidos em democratizar o acesso à educação médica. Ao atingir a meta estabelecida, o e-book estará disponível para download gratuito em aproximadamente 120 dias. O livro terá uma sessão de agradecimentos aos doadores que contribuírem, pelo menos, com R$ 200,00.
As doações podem ser feitas aqui e aqueles que doarem receberão um certificado digital personalizado em reconhecimento à colaboração.