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A Maurício de Sousa Produções e a União Pró-Vacina, projeto ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, estão lançando uma iniciativa com a Turma da Mônica Baby para destacar a importância da vacinação. A ação, divulgada nos perfis da Turma da Mônica e da UPVacina no Instagram, apresenta sete motivos para manter o calendário vacinal atualizado na infância.
Segundo dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a taxa de vacinação infantil no Brasil vem sofrendo uma queda brusca: a taxa caiu de 93,1% para 71,49%. De acordo com a pesquisa, realizada em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número coloca o Brasil entre os dez países com menor cobertura vacinal do mundo.
“No Brasil, enfrenta-se uma enorme queda nos índices de cobertura vacinal infantil nos últimos anos. A vacinação salva de dois milhões a três milhões de vidas por ano. Mas, para ser efetiva, é necessário que seja coletiva. Ações de comunicação que apresentam de forma correta e acessível a importância da vacinação e outras estratégias de saúde pública contribuem para uma consciência e responsabilidade coletiva. Com a Turma da Mônica Baby, acreditamos que essa mensagem chegará mais longe”, destaca Nathália Pereira da Silva Leite, divulgadora científica atuante na UPVacina.
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A pesquisadora destaca que, graças às vacinas, desde 1989 o Brasil está livre da poliomielite, doença que leva a graves sequelas, não tem tratamento específico e pode causar a morte. No entanto, o vírus causador dessa doença ainda circula em outros países, tornando possível um retorno ao território brasileiro, caso a cobertura vacinal se mantenha em queda. Por isso são tão importantes as ações de conscientização e informação.
Para ver as imagens dessa ação, acesse os perfis da Turma da Mônica e da UPVacina no Instagram (para ver é necessário estar logado nesta rede social).
Sobre a UPVacina
A União Pró-Vacina é uma iniciativa articulada pelo IEA-RP em parceria com diversas instituições científicas e acadêmicas. Entre as ações realizadas estão produção de material informativo, intervenções em espaços públicos, eventos expositivos e combate às informações falsas.
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Com informações da Máquina Cohn & Wolfe e JAL Comunicação