Difusão científica e legitimidade universitária são temas de webinar

Evento é promovido pelo Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias e pelo IEA-RP

31/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 01/09/2020 as 16:12

A pandemia de covid-19 e as trágicas consequências do negacionismo científico visto em alguns setores da sociedade deixaram explícita a importância da comunidade acadêmica e de instituições ligadas à ciência estarem próximas da população por meio da divulgação de suas pesquisas e da conscientização sobre seu papel fundamental no desenvolvimento do País. Com essa temática em mente, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid) e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP realizam, no dia 1º de setembro, a partir das 14h, o webinar Para além da torre de marfim: difusão científica e legitimidade universitária.

O evento será transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

Participam como palestrantes o docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Kleber Del Claro, o assistente de comunicação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Leonardo Rezende, e o integrante da União Pró-Vacina e da Vidya Academics, Wasim Syed. A mediação será do gestor de difusão científica do Crid, Flávio Martins.

Eles vão traçar um panorama da difusão científica e do papel da comunicação na legitimação da universidade perante a sociedade, além de mostrar exemplos práticos de difusão científica e também os impactos da desinformação.

Mais informações: crid@fmrp.usp.br.

.

Sobre os palestrantes

Kleber Del Claro é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Unicamp, tem mestrado e doutorado em Ecologia, também pela Unicamp. Atualmente é professor titular e diretor de Pesquisas da UFU.

Leonardo Rezende é graduado em Relações Internacionais pela Unesp, tem especialização em Comércio Exterior, também pela Unesp, e MBA em Administração de Empresas pela FEA-RP/USP. Atualmente é assessor de Comunicação da FEA-RP.

Wasim Syed é estudante de graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. É fundador e atual presidente da plataforma de divulgação científica Vidya Academics e da liga acadêmica Liga de Ômicas. Também é integrante da União Pró-Vacina.