ONU alerta para colapso climático em tempo real

Na COP28, USP vai em busca de compartilhar conhecimento e oferecer propostas para lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas

01/12/2023 - Publicado há 5 meses

As mudanças climáticas já estão postas e vêm acontecendo no planeta – Foto: Wikipedia/Fotomontagem Jornal da USP

Na abertura da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP28, dirigentes reunidos em Dubai, nos Emirados Árabes, apontaram a necessidade urgente de cumprimento de acordos já firmados e de ações imediatas de combate ao caos climático no planeta. O ano de 2023 já registrou recordes em importantes parâmetros de monitoramento, além das altas temperaturas, o aumento de gases de efeito estufa, a baixa do gelo marinho da Antártida e aumento do nível do mar, segundo a Organização Meteorológica Mundial, OMM, em relatório apresentado nesta quinta-feira (30/11). Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, “estamos vivendo um colapso climático em tempo real, e o impacto é arrasador”.

USP na COP28

Até dia 12 de dezembro, eventos paralelos vão reunir pesquisadores e cientistas de instituições de ensino de todo o mundo e as três universidades paulistas, USP, Unesp e Unicamp, estarão presentes. Além de abrir a possibilidade de novas parcerias científicas, a participação de pesquisadores envolvidos com os temas em discussão permite compartilhar conhecimento que fortaleça o diálogo global com base na ciência e facilite a defesa de políticas sustentáveis e, ainda, apresentar propostas e contribuições significativas para os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Grupos de pesquisadores da USP terão oito dias de reuniões, eventos e participação em premiação do Green Metric, assinatura de protocolos de parcerias com duas universidades dos Emirados Árabes, de Sharjah e de Abu Dhabi. No workshop Diálogo Científico sobre Ação Climática e Investimento Sustentável no Brasil discutirão a questão do mercado de carbono e o investimento sustentável, a proteção da biodiversidade na floresta amazônica e novas tecnologias na agricultura tropical, além da justiça climática.

Na Conferência Internacional sobre Desenvolvimento de um Futuro Sustentável (ICASF 2023), as discussões serão em torno do papel das métricas de governança ambiental, social e corporativa em contabilidade e finanças; e no Fórum Árabe-Brasileiro de Segurança Alimentar e Logística, a agricultura sustentável e a logística verde. No final do encontro, os representantes da USP serão recebidos pela ministra de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, Mariam Bint Mohammed Saeed Hareb Almheiri.

O importante desafio brasileiro do agronegócio será o tema discutido no Pavilhão do Consórcio dos Governadores na COP28, com a palestra Desafios e Oportunidades da Cocriação Científica para Regenerar, Descarbonizar e Remover Gases de efeito Estufa da Atmosfera; e na arena temática do evento apresentarão estudos feitos sobre o Mercado de Carbono e as Perspectivas para o Agro.

Vinculado à Escola Politécnica da USP, o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa também estará presente na COP28, no lançamento da iniciativa Tecnologia sem Fronteiras, da NetZero Technology Centre de Aberdeen, na Escócia, parceiro do centro brasileiro no compartilhamento de tecnologias para o aceleramento da transição energética.