Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto se solidariza com cientistas excluídos da Ordem Nacional do Mérito Científico

Moção também presta apoio aos 21 cientistas que renunciaram à ordem honorífica, entre eles o professor Fernando de Queiroz Cunha, da faculdade. Leia o texto aprovado na última reunião do colegiado, em 9 de novembro

 Publicado: 11/11/2021
+ Mais

Cientistas e personalidades membros da Ordem Nacional do Mérito Científico divulgam carta aberta

“A Congregação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo manifesta a sua solidariedade aos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda, injustamente excluídos pelo Presidente da República da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico, um instrumento de Estado que reconhece pessoas com expressivas contribuições à ciência. Os cientistas haviam sido indicados à honraria por indicação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Congregação também expressa sua solidariedade aos vinte e um (21) cientistas, entre os quais o Prof. Fernando de Queiroz Cunha, que, em apoio aos dois cientistas excluídos da lista, renunciaram de forma digna e corajosa à Ordem Nacional do Mérito Científico com a qual também haviam sido agraciados.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.